As Casas Bahia fecharam uma megaloja que ocupava um edifício histórico no centro de São Paulo. As portas foram fechadas na quinta-feira 2. Aos poucos, a Via, dona da rede, está desocupando os 14 andares que mantinha no prédio em frente ao Theatro Municipal. As Casas Bahia estavam no local havia 19 anos.
Prédio histórico
A varejista ocupava o Edifício João Brícola, um dos símbolos da verticalização da capital paulista. O prédio foi projetado na década de 1930, pelo arquiteto Elisário Bahiana, o mesmo que desenhou o Viaduto do Chá, que conecta a Praça Ramos de Azevedo à Praça do Patriarca.
Em 1939, o Mappin inaugurou uma megaloja no edifício e ali permaneceu por 60 anos. O edifício nunca foi de propriedade de nenhuma rede de varejo. A Santa Casa de Misericórdia era a proprietária do imóvel até 2019, quando ele foi vendido para a São Carlos.
Segundo a dona do imóvel, a Via comunicou a intenção de deixar o local em meados de 2022.
Região abandonada
A desocupação do prédio ocorre em meio à degradação da região central de São Paulo nos últimos três anos, com o crescimento da população de rua e a fuga de comércios durante a pandemia.
Também chama a atenção o aumento da violência no centro. De janeiro a outubro do ano passado, a região da Sé teve 5,8 mil roubos registrados, um aumento de 82% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Infelizmente somos refém dos governantes nossa eu me lembro muito bem do Mappin fiz muitas compras ali hein velhos tempos, a gente andava no maior sossego, hoje os bandidos e os mega traficante mandam no centro
Obra de Haddad e ACEITA por Bruno covas e Ricardo Nunes….
Sampa tá um lixo só … e esse cara quer ser reeleito???
Centro todo sujo com nóias que tem mais direito do que os trabalhadores….
Noias tem de serem PRESOS…TODOS! SEM excessão… sao bandidos…
RICARDO SALES é o único que abordou corretamente as dificuldades de SAMPA…
É um consórcio de MÁFIAS….máfia do asfalto , do transporte, das invasões, da merenda, da creches, do assistencialismo, dos hospitais ,, tem MÁFIA em todos os órgãos e secretarias da cidade de SAMPA…
Tudo sempre tem seu lado positivo.
Temos que ter capacidade para enfrentar desgovernos inclusive.
Um bom local para o palácio do governo do Estado.
Assim ocorrendo, em pouco tempo essa baderna de zumbilândia, bandidagem vai sumir ou desaparecer.
com hadad, luiza trajano, alckmin… vão quebrar todos
Milhares de mendigos e assaltantes nas ruas, é assim que a esquerda gosta. O Brasil quebrou em 2 meses.
O INICIO DO FIM, COMEÇA ASSIM, DEPOIS A CONCORDATA E DEPOIS A FALÊNCIA, ALGUÉM AINDA ACREDITA NESTE NEGÓCIO??
Do jeito que o PT, PSOL. e outros maléficos do inferno, gostam!