A família de Jéssica Vitória Canedo se manifestou nesta quarta-feira, 27. Em comunicado, a mãe dela afirma que vai buscar responsabilizar quem, de alguma forma, colaborou para a morte da jovem. Jéssica, de 22 anos, cometeu suicídio na última sexta-feira, 22, depois de ser alvo de difamação por parte do perfil Choquei.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Pelas redes sociais, o Choquei espalhou a notícia falsa de que Jéssica, uma garota do interior de Minas Gerais, estaria trocando mensagens amorosas com o humorista Whindersson Nunes. As montagens das supostas conversas românticas, no entanto, eram falsas.
A jovem, que sempre negou o boato, chegou a ser alvo de ironia por parte de Raphael Sousa, um dos fundadores do Choquei. O homem por trás do projeto de foca debochou do fato de o desabafo inicial de Jéssica ser supostamente longo. “Avisa para ela que a redação do Enem já passou”, afirmou. “Pelo amor de Deus!”. Depois da repercussão negativa, Souza apagou a mensagem.
No comunicado divulgado nesta quarta, a mãe de Jéssica, Inês Oliveira, ressalta que buscará Justiça pela morte de sua filha.
“Embora o direito à liberdade de expressão esteja consagrado na Constituição Federal, sua prática deve observar os demais direitos previstos na Carta Magna, sobretudo o princípio da dignidade humana”, afirma a família da jovem, em nota assinada pela advogado Ezequiel Souza. “Torna-se, portanto, imperativo responsabilizar aqueles que ocupam posições de comunicadores em redes sociais pelos impactos de suas ações na vida alheia, assim como determina nosso ordenamento jurídico.”
“Buscaremos e confiamos na Justiça para que todos os envolvidos possam ter contribuído para a morte de Jéssica sejam responsabilizados conforme a lei.”
Diante da morte de Jéssica Canedo, Choquei suspende novas publicações
Com 20 milhões de seguidores no Instagram e 8 milhões no Twitter/X, o Choquei seguiu com postagens horas depois da notícia da morte de Jéssica Canedo. Alvo de críticas, o perfil de fofoca mudou de postura e, ao menos até o momento, abandonou as redes sociais.
Até o início da noite desta quarta-feira, a última postagem do Choquei no Instagram foi feita em 22 de dezembro. No Twitter, o projeto de fofocas ainda fez uma postagem no dia seguinte: afirmar, por meio de nota assinada pela advogada Adélia de Jesus Soares, de que o perfil não teria responsabilidade alguma com o caso.
Acusada de estelionato e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, da TV Globo, Adélia desistiu de defender o Choquei ainda no sábado 23.
Difamação partiu do perfil Garoto do Blog
A notícia falsa, de que Jéssica Canedo estaria trocando mensagens com Whindersson Nunes, partiu originalmente do perfil Garoto do Blog. Com mais de 1,3 milhão de seguidores no Instagram, a conta — também dedicada a espalhar fofocas — aparecia até o último fim de semana na lista de parceiros da Mynd8, agência de marketing de influência que tem a cantora Preta Gil como sócia-diretora. Depois da morte de Jéssica, contudo, o Garoto do Blog não aparece mais no “casting” disponível no site da Mynd8.
Diferentemente do Choquei, o Garoto do Blog segue com publicações de fofocas nas redes sociais.
Na tarde desta terça-feira, quatro dias depois do suicídio de Jéssica Canedo, a Mynd8 se posicionou oficialmente. Em texto que cita uma única vez o nome da jovem que foi alvo de difamação por parte do Choquei, que foi parceiro da agência até 2021, e do Garoto do Blog, que aparecia até o fim de semana no casting, a empresa afirmou “lamentar profundamente o caso”.
A PF já foi na casa do dono da Choquei com mandado de busca e apreensão?
Ah esqueci, ele pode, é do bem.
O amor venceu.
Querem um resumo?
A moça perdeu a vida e os responsáveis não vão pagar por nada.
Esses assassinos terão a desfaçatez de afirmar que a culpada da morte dela foi ela mesma, afinal ela era uma menina depressiva, morreu por causa de uma simples brincadeirinha que fizeram. Família, vcs não trarão sua filha de volta, mas podem e devem mexerem no bolso deles, danos morais neles, não deixem cair no esquecimento, a “Revista Oeste” por ser impressa séria. estão com vcs e a verdade prevalecerá.
Infelizmente não acredito mais na justiça brasileira. Ainda mais sabendo de quem esse rapaz é amigo.