publicidade
Brasil

Caso Choquei: família de Jéssica Canedo se manifesta

Mãe da jovem de 22 anos afirma que vai buscar punir os responsáveis pela morte da filha — que foi alvo de difamação nas redes sociais

jéssica canedo - caso choquei - difamação
Jéssica Canedo, jovem que cometeu suicídio depois de ser alvo de difamação dos perfis Choquei e Garoto do Blog | Foto: Reprodução/Instagram/@ines_oliveeira

A família de Jéssica Vitória Canedo se manifestou nesta quarta-feira, 27. Em comunicado, a mãe dela afirma que vai buscar responsabilizar quem, de alguma forma, colaborou para a morte da jovem. Jéssica, de 22 anos, cometeu suicídio na última sexta-feira, 22, depois de ser alvo de difamação por parte do perfil Choquei.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Pelas redes sociais, o Choquei espalhou a notícia falsa de que Jéssica, uma garota do interior de Minas Gerais, estaria trocando mensagens amorosas com o humorista Whindersson Nunes. As montagens das supostas conversas românticas, no entanto, eram falsas.

A jovem, que sempre negou o boato, chegou a ser alvo de ironia por parte de Raphael Sousa, um dos fundadores do Choquei. O homem por trás do projeto de foca debochou do fato de o desabafo inicial de Jéssica ser supostamente longo. “Avisa para ela que a redação do Enem já passou”, afirmou. “Pelo amor de Deus!”. Depois da repercussão negativa, Souza apagou a mensagem.

No comunicado divulgado nesta quarta, a mãe de Jéssica, Inês Oliveira, ressalta que buscará Justiça pela morte de sua filha.

“Embora o direito à liberdade de expressão esteja consagrado na Constituição Federal, sua prática deve observar os demais direitos previstos na Carta Magna, sobretudo o princípio da dignidade humana”, afirma a família da jovem, em nota assinada pela advogado Ezequiel Souza. “Torna-se, portanto, imperativo responsabilizar aqueles que ocupam posições de comunicadores em redes sociais pelos impactos de suas ações na vida alheia, assim como determina nosso ordenamento jurídico.”

“Buscaremos e confiamos na Justiça para que todos os envolvidos possam ter contribuído para a morte de Jéssica sejam responsabilizados conforme a lei.”

Diante da morte de Jéssica Canedo, Choquei suspende novas publicações

Com 20 milhões de seguidores no Instagram e 8 milhões no Twitter/X, o Choquei seguiu com postagens horas depois da notícia da morte de Jéssica Canedo. Alvo de críticas, o perfil de fofoca mudou de postura e, ao menos até o momento, abandonou as redes sociais.

Choquei | O dono do Choquei, Raphael Sousa, disse à revista piauí que decidiu não renovar o contrato com a Banca Digital porque gostaria de ter mais controle sobre os negócios | Foto: Reprodução/Redes sociais
O dono do Choquei, Raphael Sousa, chegou a ironizar o desabafo de Jéssica Vitória Canedo | Foto: Reprodução/Redes sociais

Até o início da noite desta quarta-feira, a última postagem do Choquei no Instagram foi feita em 22 de dezembro. No Twitter, o projeto de fofocas ainda fez uma postagem no dia seguinte: afirmar, por meio de nota assinada pela advogada Adélia de Jesus Soares, de que o perfil não teria responsabilidade alguma com o caso.

Acusada de estelionato e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, da TV Globo, Adélia desistiu de defender o Choquei ainda no sábado 23.

Difamação partiu do perfil Garoto do Blog

A notícia falsa, de que Jéssica Canedo estaria trocando mensagens com Whindersson Nunes, partiu originalmente do perfil Garoto do Blog. Com mais de 1,3 milhão de seguidores no Instagram, a conta — também dedicada a espalhar fofocas — aparecia até o último fim de semana na lista de parceiros da Mynd8, agência de marketing de influência que tem a cantora Preta Gil como sócia-diretora. Depois da morte de Jéssica, contudo, o Garoto do Blog não aparece mais no “casting” disponível no site da Mynd8.

Perfis | Os perfis que fazem parte da Banca Digital, projeto da Mynd que reúne mais de 30 perfis de fofoca e centenas de milhões de seguidores | Foto: Reprodução/Twitter/X
Os perfis que fazem parte da Banca Digital, projeto da Mynd que reúne mais de 30 perfis de fofoca e centenas de milhões de seguidores; até o último fim de semana, o ‘Garoto do Blog’ constava na lista | Foto: Reprodução/Twitter/X

Diferentemente do Choquei, o Garoto do Blog segue com publicações de fofocas nas redes sociais.

Na tarde desta terça-feira, quatro dias depois do suicídio de Jéssica Canedo, a Mynd8 se posicionou oficialmente. Em texto que cita uma única vez o nome da jovem que foi alvo de difamação por parte do Choquei, que foi parceiro da agência até 2021, e do Garoto do Blog, que aparecia até o fim de semana no casting, a empresa afirmou “lamentar profundamente o caso”.

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Emerson Sobral
    Emerson Sobral

    A PF já foi na casa do dono da Choquei com mandado de busca e apreensão?
    Ah esqueci, ele pode, é do bem.
    O amor venceu.

  2. Laura Rocha
    Laura Rocha

    Querem um resumo?
    A moça perdeu a vida e os responsáveis não vão pagar por nada.

  3. Antonio C. Lameira
    Antonio C. Lameira

    Esses assassinos terão a desfaçatez de afirmar que a culpada da morte dela foi ela mesma, afinal ela era uma menina depressiva, morreu por causa de uma simples brincadeirinha que fizeram. Família, vcs não trarão sua filha de volta, mas podem e devem mexerem no bolso deles, danos morais neles, não deixem cair no esquecimento, a “Revista Oeste” por ser impressa séria. estão com vcs e a verdade prevalecerá.

  4. Bruno Thiago Souza de Lima
    Bruno Thiago Souza de Lima

    Infelizmente não acredito mais na justiça brasileira. Ainda mais sabendo de quem esse rapaz é amigo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade