O fim de semana, que reúne duas datas importantes (Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida), promete ser de muito calor e poucas pancadas de chuva isoladas na Região Centro-Oeste do Brasil.
Conforme a previsão do tempo, os destaques serão as temperaturas elevadas, que ficarão acima dos 30º C. O clima, contudo, permanecerá mais ameno se comparado aos últimos dias nesta região.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste
Neste sábado, 12, os meteorologistas acreditam que, em relação às chuvas, haverá pancadas isoladas no período da tarde no Centro-Oeste do Brasil, com exceção do Estado do Mato Grosso do Sul.
As pancadas podem ocorrer na forma de tempestades pontuais no Mato Grosso e em Goiás. Contudo, não há riscos de grandes transtornos e situações severas nas regiões. Estima-se redução do potencial do volume de precipitação na parte da noite nessas áreas.
Fim de semana quente em Goiânia
Quanto às temperaturas máximas, o sábado será de calor suportável no Centro-Oeste brasileiro, com registros por volta da casa dos 30ºC. Nas capitais, as máximas devem chegar aos 32ºC em Cuiabá e em Goiânia; e aos 30ºC em Campo Grande e na capital federal Brasília.
No Mato Grosso do Sul, os radares sugerem uma condição de tempo mais firme, sem previsão de chuvas. Para o domingo 13, a possibilidade de chuvas é pequena, sem volumes significativos de precipitação.
Cuiabá poder ter domingo com 38° C
As pancadas se tornam mais isoladas, especialmente no centro-norte de Goiás e no Estado do Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul não há previsão de chuvas, tampouco chances de tempestades no Centro-Oeste.
De forma geral, o domingo promete sensação de mais calor em todos os Estados do Centro-Oeste em relação ao dia anterior. Existe a possibilidade de as temperaturas máximas baterem em 38ºC, como é o caso de Cuiabá. Campo Grande e Goiânia devem ter 32° C e Brasília, 29° C.
Tempestades podem voltar na segunda-feira
Nas capitais da região, os acumulados de chuva previstos entre sábado e domingo não serão expressivos, podendo chegar apenas até 5,2 mm em Goiânia, a 4,5 mm em Brasília e 2,1 mm em Cuiabá. Em Campo Grande não chove neste final de semana.
A tendência do tempo para a segunda-feira 14 indica que os riscos de tempestades vão retornar para a Região Centro-Oeste do Brasil. As chuvas devem se tornar mais abrangentes nos estados de Mato Grosso e Goiás, principalmente no final da tarde. No Mato Grosso do Sul, a condição se mantém.