O governo de Luiz Inácio Lula da Silva planeja contratar uma empresa para instalar 62 mil grades de proteção na Esplanada dos Ministérios e nos Palácios da Alvorada e do Planalto. Com uma extensão total de 124 quilômetros, os alambrados são equivalentes a uma distância maior que a trajetória entre São Paulo e Santos. O pregão para a aquisição das grades foi autorizado em 4 de maio.
A lista de compras do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) inclui também 1 quilômetro de estruturas para “barricada de contenção de público” e mais 6 quilômetros de tapume para fechar áreas de segurança. O custo estimado para a contratação é de quase R$ 1 milhão.
Nos últimos anos, o uso de grades de proteção tem modificado a paisagem de Brasília. Prédios como o Supremo Tribunal Federal (STF), a Praça dos Três Poderes, o Congresso e o Palácio do Planalto foram cercados por essas barreiras.
Agora, o governo Lula pretende utilizar os milhares de grades para proteger os palácios e as residências oficiais da Presidência, como o Alvorada e o Jaburu, onde Lula e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), residem, respectivamente. O material também poderá ser utilizado em outras áreas fora do complexo presidencial, especialmente onde possa haver aglomerações ou manifestações de risco.
Justificativa da aquisição
A justificativa do edital de contratação afirma que “a previsão de realização de eventos em Brasília, em decorrência de visitas de chefes de Estado e/ou de governo, atividades políticas ou em decorrências de prováveis manifestações implicam na necessidade de emprego de alambrados disciplinadores, visando a elevar a capacidade de segurança a ser proporcionada, em todos os níveis e para todas as autoridades que se necessite proteger”.
O GSI, que passou por troca de comando e instabilidade interna recentemente, alega a necessidade de contratar mais de uma centena de quilômetros de barreiras de proteção devido à previsão de manifestações em Brasília, onde se encontram as sedes do governo federal.
A notícia da compra das grades saiu no dia 9/5. Hoje, 10/5, o malandrão mandou retirar as grades do Palácio do Planalto. É um biscoiteiro 🍪 🍪
Brasília pertence ao POVO, não a presidentes, deputados, senadores e ministros.
Principalmente estes que aí estão, que não tem um pingo de credibilidade.
Um dia isto vai mudar.
Que diferença abissal entre Lula e Bolsonaro. Este, mesmo tendo sofrido um covarde atentado à sua vida, por um esquerdista fanático (desculpem a redundância) pelo que sofre consequências até hoje, nunca deixou de manter um contato presencial, e um diálogo aberto a todo o povo, apoiadores ou críticos. Já o ‘pai dos pobres’, que se hospeda em suítes presidenciais a diárias de quase 40 mil, em comitivas numerosas (outra diferença astronômica com o capitão, que se hospedava em embaixadas ou em hoteis modestos, em respeito ao suado dinheiro dos impostos) e gosta de dormir em camas de dezenas de milhares de reais, cerca de alambrados os espaços públicos, que deveriam estar abertos à livre expressão, para não ser incomodado pelo povo. De fato, quem nasceu pra ser Lula, nunca será um Bolsonaro. Como ele mesmo disse: ‘Nunca me chamaram de Mito.’
Seria melhor construir muros de concreto e deixar o povo longe dos políticos em definitivo. Acho muito natural que eles tenham pavor de permitir que o povo chegue perto deles, principalmente o mais popular e querido presidente da república de bananas que não pode andar meia quadra sem segurança armada com metralhadores em nenhuma cidade do país.
Não vejo motivo para torrar dinheiro dos pagadores de impostos para se isolar do povo. Basta cada poder cumprir seu PAPEL CONSTITUCIONAL que vai receber aplausos. As vaias virão, independente de cercados. Só quem tem medo do povo se isola.
Mais uma forma de desviar dinheiro dos pagadores de impostos.
Se murarem Brasília, teremos um presídio.
Uai, Brasília resolveu se encarcerar?
Um governo que é do povo, para o povo, e pelo povo, não precisa de alambrados e cercas de proteção.
Afinal de contas foi o povo que o colocou nesta posição de representação, e tambem é o povo que pode destitui-lo do poder, quando este se torna despota e usurpador.
Com a chegada do regime petralha ao poder, hoje vivemos sob o reino do terror. Cada ciclo ou cada ação do regime petralha em transformar nosso país em uma pocilga comunista esta se tornando mais radicalizada, canibalística, e letal, até que atinja seu final trágico e termine em uma absurdidade violenta.
era tão lindo e agradável umas 2 décadas atrás, ir ver o por do sol na Pr@ça dos 3 Pod&er&es….o que temos agora: necessidade de emprego de alambrados disciplinadores” (sic); hoje em dia, nem tem mais bel&z@, sequer gr@ç@, adieu les touristes……
Este desgonverno quer manter o povo distante. Pensei que a Esplanada dos Ministérios pertencessem a todos.
Este desgonverno que manter o povo distante. Pensei que a Esplanada dos Ministérios pertencessem ao povo.
Essa área cercada será o gérmen do quê?
Canalhas morrem de medo do povo, não?