O comandante da Polícia Militar (PM) de São Paulo, coronel Cássio Araújo de Freitas, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais. O colegiado reúne os chefes das 27 polícias e tem assento no Conselho Nacional de Segurança Pública, chefiado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A eleição, confirmada na última quarta-feira, 3, representou uma vitória do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Outros dois comandantes tentaram se viabilizar, mas não reuniram apoio.
O coronel Cássio assume a função até então exercida pelo coronel Paulo Coutinho, comandante da Polícia Militar da Bahia. O Estado nordestino é gerido pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
“Vivemos um momento importante para a segurança pública e é importante que as instituições tenham representatividade”, disse Araújo de Freitas, ao jornal O Estado de S. Paulo. “Teremos assento no Conselho de Segurança, onde são discutidos grandes assuntos. É importante para nós e para as polícias do Brasil. As pautas estão sendo construídas. Há um clima muito amistoso e republicano em todas as instituições. Segurança pública é um tema apartidário.”
Eleição de chefe para conselho nacional depois de operação da PM na Baixada Santista
A vitória do coronel da PM paulista ocorre depois do término da Operação Verão. Realizada na Baixada Santista no decorrer dos últimos meses, a ação foi responsável por efetuar a prisão de mais de mil criminosos. Além disso, 2,6 toneladas de drogas foram apreendidas.
Leia mais
Araújo de Freitas nega, contudo, que a operação tenha influenciado positiva ou negativamente na escolha dele para a presidência do conselho. Entretanto, o comandante aproveitou para reforçar o êxito do trabalho da polícia.
“Não creio que tenha influenciado. Nas conversas, nem citei esse episódio”, disse. “A operação tem uma finalidade objetiva, está dentro de um problema bem localizado. E quando se fala de políticas públicas em âmbito nacional não dá para fazer uma referência a uma ou duas operações, mas ao que vem dando certo com o passar dos anos.”
Leia também: “São Paulo contra o crime“, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 210 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Parabéns, Coronel Cássio. Há um grande Brasil de gente séria apoiando as pessoas de bem.
Temos um governador. O governo de São Paulo é uma prova de que, com as pessoas corretas e competentes no governo, o Brasil pode dar certo. Por isso que o PT e seu entorno, e mais os outros órgãos que hoje governam o Brasil, perseguem a direita. O fracasso do Brasil é o sucesso que eles buscam para atender os interesses externos.
Boa sorte Comandante.
Que consiga fazer muito para o noso Brasil.
Obrigado governador Tarcísio. #TarcísioOMELHORGovernadorSP