A chegada de uma frente fria mudará o tempo em São Paulo e outros Estados do Centro-Oeste e do Sul do Brasil, com queda de temperatura. Segundo a Climatempo, a mudança começará na noite desta quarta-feira, 7, afetando inicialmente a Região Sul e avançando para o Sudeste na sexta-feira 9.
“A semana que começou quente e seca em grande parte do país terminará com uma queda acentuada nas mínimas e máximas, e, entre a sexta-feira e o fim de semana, voltaremos a sentir frio”, sinalizou a Climatempo, sobre a chegada da frente fria.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Na quinta-feira 8, com a entrada da frente fria, advinda do ar polar e associada à umidade alta, pode gerar uma precipitação invernal, como chuva congelada, de forma pontual em cidades no sul do Rio Grande do Sul próximas à fronteira com o Uruguai.
“Ainda é uma chance remota, mas que não pode ser totalmente descartada”, destacou a Climatempo quanto à previsão de chuva congelada.
A instituição explicou que a chuva congelada ocorre quando um floco de neve que sai da nuvem passa por uma camada de ar com temperatura positiva, mas congela novamente ao encontrar ar gelado abaixo da nuvem.
Frente fria em Porto Alegre
Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 17ºC e 21ºC na quarta-feira, com previsão de chuva. Com a chegada da frente fria, as temperaturas devem cair. Na quinta-feira, os termômetros ficam entre 12ºC e 17ºC. Na sexta-feira, as mínimas serão de 9ºC e as máximas de 13ºC.
A massa de ar frio avançará de forma continental, atingindo Mato Grosso do Sul. As cidades afetadas incluem Ponta Porã, Porto Murtinho e Corumbá, com possibilidade de chuva na quinta-feira.
Impacto em São Paulo
Na sexta-feira, o ar frio avança para o Estado de São Paulo. As temperaturas devem se manter baixas no segundo fim de semana de agosto.
“Com o deslocamento da frente fria e a circulação de ventos trazendo umidade do mar, pode haver chuva no sul e leste do Estado, incluindo o litoral, e a temperatura deve cair bastante”, estimou a Climatempo.
Na capital paulista, as temperaturas devem subir no período da tarde até quinta-feira. A nova frente fria deve virar o tempo a partir de sexta-feira, com possibilidade de chuva.
Apesar do frio, não há expectativa de chuva em São Paulo entre sábado 10 e domingo 11, Dia dos Pais, segundo a Meteoblue. As temperaturas devem se manter baixas ao longo da próxima semana, subindo a partir da sexta-feira, 16, segundo a Climatempo.