Chuvas fortes provocaram diversos estragos pelo Distrito Federal neste domingo, 7. Depois do temporal, uma cratera surgiu e “engoliu” um carro em via da comunidade Sol Nascente, na Região Administrativa de Ceilândia.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
⛈️ Fortes #chuvas que caíram neste sábado (6/1) no Jardim Ingá destruíram parte da Avenida Lucena Roriz no distrito de #Luziânia – município do Entorno do Distrito Federal.
— Metrópoles (@Metropoles) January 7, 2024
Leia: https://t.co/YJjBii66QU pic.twitter.com/8Ezfqxkmyu
Outro vídeo mostra um forte alagamento na Rua Cidade do Automóvel, em Guará, outra Região Administrativa do Distrito Federal. Diversos carros foram “afogados” pelas chuvas.
@rolezandoembrasilia COMO ESTÁ POR AI?
♬ Rain sound (indoor, window opening)(837944) – Yuki Shizuoka Sound
Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, houve registro de quedas de árvores. O site Metrópoles informa que, até o momento, não há vítimas.
No Distrito Federal, a primeira semana de janeiro foi marcada por mais chuvas do que normalmente é registrado para o período. Conforme o Metrópoles, em apenas dois dias, já choveu mais de 80% do total esperado para todo o mês.
Na última terça-feira, 2, a tempestade fez com que o Córrego Riacho Fundo, na Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, transbordasse e invadisse as casas.
Alerta e previsão sobre as chuvas intensas no DF
O site relata que cerca de 60 famílias estão desabrigadas depois das chuvas. Na quarta-feira 3, o Distrito Federal entrou em estado de alerta para enfrentar os impactos das fortes chuvas. O decreto foi assinado pela governadora em exercício, Celina Leão (PP), e deve vigorar até março.
O Distrito Federal deve ter chuvas fortes e calor até a próxima sexta-feira, 12. A tendência é de tempestade com intensas rajadas de vento até quarta-feira 10. Nos outros dois dias, deve haver tendência de diminuir a chuva, mas ainda com registros de precipitações.
Leia também: “Depois do 8 de janeiro”, artigo de Cristyan Costa publicado na edição 198 da Revista Oeste
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve haver sol pelas manhãs, com umidade próxima a 95% e temperatura mínimas de 18ºC. Já no período da tarde, a situação deve mudar, com chuvas e temperaturas de até 32ºC. O Distrito Federal também deve ter umidade mínima de 45%.
Estêvão Júnior é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Anderson Scardoelli.