A chuva deve atingir 26 capitais ao longo desta sexta-feira, 16, de acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apenas Boa Vista, capital de Roraima, não terá precipitação. Ali o clima deve ser nublado.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Durante a manhã, o dia começa nublado na maioria das capitais brasileiras: Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Salvador, Aracaju, Maceió, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Palmas, Porto Velho, Rio Branco e Boa Vista.
Pancadas de chuva isoladas devem ocorrer em Curitiba, Rio de Janeiro, Vitória, Manaus, Belém e Macapá. Já em Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Teresina, a manhã começa com chuvas e trovoadas.
Leia também: “Alerta vermelho: ciclone provoca chuva forte em SP e no RJ”
O cenário deve mudar à tarde. O clima será nublado em Boa Vista e Vitória e, na maior parte das capitais, deve haver pancadas de chuva. Nas seguintes capitais haverá trovoadas:
- Belo Horizonte;
- Recife;
- João Pessoa;
- Natal;
- Goiânia;
- Brasília;
- Campo Grande;
- Curitiba;
- Teresina;
- Fortaleza;
- São Luís;
- Belém;
- Manaus; e
- Macapá.
(Clique nas imagens abaixo para visualizá-las em tamanho real.)
Com o anoitecer, o clima nas capitais brasileiras não registra alterações. Chove em 25 metrópoles durante a noite. Apenas Vitória e Boa Vista devem registrar um clima mais seco e nublado.
Alertas de chuvas intensas e acumulado de chuva
O Inmet emitiu oito alertas que atingem todos os Estados brasileiros nesta sexta-feira. Sete alertas são de chuvas intensas, sendo quatro na cor amarela e três na cor laranja. Há um oitavo alerta vermelho de acumulado de chuva.
Os alertas na cor amarela indicam “perigo potencial” de chuvas intensas, de até 50 mm/dia, e ventos de até 60 km/h. No entanto, o instituto informou que há baixo risco de corte de energia elétrica e alagamentos. Os avisos atingem todos os Estados do Norte, Nordeste e Sul. Além de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
+ Leia mais notícias de Previsão do Tempo em Oeste
Já os alertas na cor laranja indicam “perigo” e informam sobre chuvas de até 100 mm/dia e ventos de 100 km/h. Os avisos atingem todos os Estados do Sudeste, além do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.
O alerta vermelho, que atinge apenas os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, é o mais grave e indica “grande perigo”. As regiões atingidas devem registrar chuva de mais de 100 mm/dia.