O período úmido no Brasil começou efetivamente na semana passada, com maior intensidade nas regiões centro-norte e leste do país. Esse fenômeno provocou chuvas intensas e tempestades em diversas cidades do Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. Nesta semana, o cenário será o mesmo. É o que mostra a previsão do tempo elaborada neste domingo, 20, pelo site especializado Meteored. Eventos mais significativos ocorrerão no Brasil central, com abrangência em partes das regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A semana começa com tempo nublado e instável em grande parte do Brasil. Nesse contexto, a chuva de intensidade fraca a moderada deve ocorrer pela manhã nas seguintes localidades:
- Centro-norte e no oeste de São Paulo;
- Centro-leste e norte de Minas Gerais;
- Espírito Santo;
- Sul e oeste da Bahia;
- Tocantins;
- Sul do Pará;
- Leste de Mato Grosso e extremo norte e oeste de Goiás; e
- Leste de São Paulo e Rio de Janeiro, onde há chances de chuvas leves e chuviscos.
Durante o dia, as instabilidades aumentam e trazem consigo potencial para chuvas intensas e tempestades pontuais a partir do meio da tarde. As áreas afetadas incluem:
- Norte de São Paulo;
- Norte e oeste de Minas Gerais;
- Triângulo Mineiro;
- Oeste, sul e centro da Bahia;
- Estado de Goiás;
- Nordeste de Mato Grosso do Sul;
- Leste e norte do Mato Grosso;
- Tocantins;
- Metade sul do Pará;
- Leste do Amazonas; e
- No leste de São Paulo e Rio de Janeiro, o tempo permanece nublado com chuvas fracas, sem risco de transtornos.
Na terça-feira 22, a probabilidade de chuvas diminui, especialmente pela manhã. Há mais nebulosidade variável do que chuva no centro-leste do Brasil. Chuvas leves ou chuviscos podem ocorrer apenas no leste e no sul da Bahia e no Espírito Santo. No centro-leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, o tempo firme predomina e o sol aparece.
Ao longo do dia, o processo de formação das instabilidades se repete, mas com menor intensidade, em relação aos dias anteriores. Existe o alerta para pancadas de chuva de até forte intensidade e tempestades pontuais nas seguintes áreas:
- Norte de São Paulo;
- Triângulo Mineiro;
- Goiás;
- Leste e centro-norte do Mato Grosso;
- Sul do Tocantins;
- Rondônia; e
- No Amazonas, as chuvas são mais intensas e abrangentes na metade sul do Estado.
A previsão do tempo para a segunda metade da semana
Nas demais áreas de São Paulo, a nebulosidade aumenta e há potencial para chuvas muito isoladas e de curta duração. No Rio de Janeiro, no Espírito Santo e nas demais regiões de Minas Gerais e Bahia, o tempo firme predomina com poucas nuvens no céu.
Na quarta-feira 23, o tempo se estabiliza na porção central do país, de maneira a aumentar o potencial de chuvas no sul do Sudeste, no oeste da Região Norte e no norte do Centro-Oeste.
Pela manhã, há previsão de chuvas leves e abrangentes no centro-sul, no oeste e no norte de São Paulo. No leste paulista, há possibilidade de chuviscos no litoral centro-sul e na região metropolitana da capital. Chuva mais intensa é esperada apenas no oeste da Região Norte. Nas demais áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o tempo firme predomina, com chance de chuva pontual e breve no centro-sul de Goiás. O clima estará fechado, sem chuva no centro-leste e no norte de Minas Gerais.
No período da tarde, o potencial de chuvas aumenta significativamente. Há alertas de chuvas intensas e tempestades nas seguintes áreas:
- Centro-norte e oeste de São Paulo;
- Triângulo Mineiro;
- Centro-norte de Mato Grosso do Sul;
- Centro-sul de Goiás;
- Mato Grosso;
- Oeste do Amazonas;
- Rondônia;
- No leste de São Paulo, há chance de pancadas isoladas que podem ser intensas; e
- No Rio de Janeiro, o tempo firme prevalece, mas a nebulosidade aumenta.
Ciclone à vista na Região Sul
Na quinta-feira 24, um ciclone intenso pode se formar na Região Sul, o que reduz o potencial de chuvas no Brasil Central e no Norte. No Sudeste, o sistema ciclônico desestabiliza a porção Centro-Leste.
Pela manhã, há muita nebulosidade variável no Sudeste, com tempo mais fechado em Minas Gerais e São Paulo, exceto no leste paulista, no centro e no norte de Minas Gerais. Há possibilidade de chuvas leves e pontuais na porção central de São Paulo e nas regiões próximas à divisa com o Paraná.
À tarde, a nebulosidade se adensa e, no meio da tarde, há alertas para chuvas intensas e tempestades em grande parte de São Paulo, exceto no leste, no centro-sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no centro-sul de Goiás, no nordeste de Mato Grosso do Sul e no leste e no sudeste do Mato Grosso.
No fim do dia, no Rio de Janeiro e no leste de São Paulo, há potencial para pancadas isoladas, que podem ser intensas ou na forma de tempestades. Há o alerta para o elevado potencial de tempestades no oeste, no centro e no sul de São Paulo durante a noite.
Veja a previsão do tempo para o fim de semana
A partir da sexta-feira, haverá a atuação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical que se formou na Região Sul. Pela manhã, há previsão de chuvas de intensidade fraca a moderada no centro-norte, no sul e no oeste de São Paulo, com tempo nublado na faixa leste. A previsão do tempo alerta para a possibilidade de chuva no centro-norte e no leste de Mato Grosso do Sul e no centro-sul de Mato Grosso. No centro-sul de Minas Gerais, o tempo fica nublado, com possibilidade de chuvas leves e isoladas.
No período da tarde, a frente fria organiza as instabilidades, de maneira a provocar chuvas de até forte intensidade nas seguintes áreas:
- Norte e leste de São Paulo;
- Centro-sul e oeste de Minas Gerais;
- Triângulo Mineiro;
- Centro-sul de Goiás;
- Nordeste de Mato Grosso do Sul; e
- Mato Grosso.