No mês de agosto, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) haverá um volume de chuva próximo ou ligeiramente abaixo da média história do mês nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. As precipitações estarão abaixo de 100 milímetros (mm) na região noroeste do Norte e também na costa leste do Nordeste brasileiro.
No oeste do Nordeste, ainda de acordo com o Inmet, o tempo é tradicionalmente seco nesta época do ano; assim, a previsão é de volume inferior a 20 mm — ou nenhuma chuva na região. Já em algumas áreas dos Estados do Pará e do Amapá, a chuva pode ficar um pouco acima da média.
No Centro-Oeste e no Sudeste, deve haver predomínio de volumes abaixo da média. Porém, no Sudeste não se descarta a possibilidade de chuva localizada. Essa redução de chuva na parte central do país é comum, de acordo com os meteorologistas.
Na região Sul, a previsão é de volumes próximos ou acima da média na região leste dos três Estados — os volumes podem superar os 150 mm.
Impactos na agricultura
Ainda segundo o Inmet, a dinâmica do clima no mês de agosto deve causar impacto na safra de grãos 2022/2023 para as regiões produtoras. No Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a falta de chuva manterá baixos os níveis de água no solo e poderá favorecer as fases de maturação e colheita dos cultivos de segunda safra.
Já em regiões localizadas no Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia), a chuva poderá ajudar na manutenção da umidade do solo — as lavouras de milho e feijão serão favorecidas.
A condição de baixa umidade no solo pode favorecer os cultivos de segunda safra em maturação e colheita, assim como as safras de cana-de-açúcar e café, porém, causará restrição hídrica nas lavouras em estágios reprodutivos ou sob deficiência hídrica.
Temperatura
Ainda de acordo com os especialistas, no mês de agosto as temperaturas deverão ficar acima da média na maior parte do Brasil, sobretudo em áreas dos Estados do Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso — regiões nas quais os valores médios podem superar os 28ºC. E em parte da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e oeste do Paraná, as temperaturas devem ficar entre 20°C e 25ºC.
Além disso, valores inferiores a 10ºC também podem ocorrer em áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido às massas de ar frio.
JABA PARA DESOVAR O ESTOQUE DE ROUPAS DE INVERNO ENCALHADAS.