As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo na noite deste domingo 8 provocaram alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos e deixaram várias cidades do estado de São Paulo em estado de alerta. Ruas de Franco da Rocha e Caieiras ficaram alagadas e diversos carros submersos.
Em Diadema, duas pessoas morreram. Segundo a Prefeitura de Franco da Rocha, mais de dez ruas foram tomadas pela água, especialmente na região central. Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram acionadas e ajudaram a socorrer moradores que ficaram ilhados nas vias.
Parte do muro do Cemitério Municipal desabou, na avenida da Saudade. Na Rua Konrad Adenauer, parte de uma casa chegou a cair em uma obra particular.
A Defesa Civil informa que as ruas Gentil Rocha, Basilio Fazzi e Engenheiro João Batista Garcez, no entorno do Terminal Metropolitano Leste e entorno da estação da linha 7-Rubi de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), tiveram que ser fechadas para serviços de limpeza na manhã desta segunda-feira 9.
As Escolas Municipais de Educação Básica Profª Jannette Tennório Assumpção, no Jardim Progresso, e Maria Lucia de Souza Silva, no Jardim dos Reis, suspenderam as aulas para limpeza e retirada de lama.
Alagamento
Segundo a Defesa Civil de Franco da Rocha, de sábado 7 a segunda-feira 9, houve o registro de mais de 119 milímetros de chuva. O esperado para todo o mês de outubro era de 107 milímetros.
Linhas de ônibus municipais estão funcionando com trajetos desviados em razão dos pontos de alagamento, segundo informações da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
Em Caieiras, ruas da região central também ficaram alagadas. No Teatro Municipal, a água da enchente invadiu o espaço e deixou cadeiras submersas.
Já em Diadema, duas pessoas morreram depois de um carro capotar e cair dentro de um córrego na Estrada do Alvarenga, no bairro Eldorado. O acidente aconteceu durante a forte chuva.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), as vítimas, um homem de 51 anos e uma pessoa ainda não identificada, foram levadas para o Hospital Estadual de Diadema Governador Orestes Quércia com parada cardiorrespiratória, mas não resistiram.
Estragos na região metropolitana
De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre sábado 7 e as 6 horas desta segunda-feira 9, houve 47 chamados para quedas de árvores na capital e na região metropolitana, seis ocorrências de deslizamentos de terra, sem vítima, e 119 casos de enchentes.