A Região Sul do Brasil enfrentará chuvas intensas e tempestades nesta semana, em virtude da formação de um ciclone extratropical. Este segundo fenômeno originou, por exemplo, uma nova frente fria desde a quarta-feira 21.
A previsão é de chuvas significativas, com acumulados entre 100 mm e 150 mm até o domingo 25 — o que aumenta o risco de alagamentos e transbordamentos.
As chuvas intensas trarão alívio para o oeste e o norte do Paraná, que passaram por dias secos e quentes, informou o site especializado Meteored. Além disso, rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h poderão atingir o litoral e o leste dos três Estados até esta quinta-feira, 22. Há também risco de descargas elétricas e granizo.
A nova massa de ar polar trará queda nas temperaturas
Depois das chuvas intensas, uma massa de ar frio avançará sobre a região. As temperaturas cairão significativamente. Nesta quinta-feira, o ar frio começará a afetar o Rio Grande do Sul e provocará uma queda perceptível nas temperaturas. Na madrugada da sexta-feira 23, a massa de ar frio se estenderá a Santa Catarina e sul do Paraná, com mínimas em torno de 10°C.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
No sábado 24, as temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná ficarão abaixo de 10°C, chegando a 4°C em algumas áreas próximas à fronteira com o Uruguai, como Bagé e Pinheiro Machado, onde há possibilidade de geadas localizadas. A massa de ar frio continuará avançando durante o fim de semana, com mínimas abaixo de 5°C em toda a Região Sul na madrugada do domingo 25.
Além das chuvas intensas, Sul enfrenta baixas temperaturas
A exceção será o Paraná, onde as cidades próximas à divisa com São Paulo registrarão mínimas perto de 10°C, com baixo risco de geadas. No entanto, nas serras catarinense e gaúcha, as temperaturas podem cair abaixo de zero. Isso causará geadas intensas no domingo 25.
Durante a madrugada da segunda-feira 26, praticamente toda a Região Sul terá temperaturas mínimas abaixo de 5°C, resultando em geadas generalizadas. Regiões de Santa Catarina e sul do Paraná poderão registrar temperaturas negativas. Geadas fortes estão previstas.