Quase todo o território brasileiro será afetado por chuvas intensas ou tempestades nesta semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão divulgada nesta segunda-feira, 20, mostra que regiões como o Norte, Centro-Oeste e Sul devem registrar acumulados de chuva que ultrapassam os 50 mm. O oeste do Nordeste e o centro-sul do Sudeste também apresentam tendência de chuva acima da média.
Leia mais: “Calor intenso e chuvas rápidas marcam a segunda-feira em SP; confira a previsão”
Algumas localidades, como Roraima, o leste do Nordeste e o norte do Sudeste, devem ter acumulados inferiores a 10 mm. Nestas áreas, há menor incidência de chuvas, com possibilidade de tempo mais firme durante a semana.
Inmet: Norte terá chuvas expressivas
No Norte, as pancadas de chuva serão influenciadas pelo calor e pela alta umidade. Em grande parte da região, os acumulados ultrapassarão 30 mm, mas áreas específicas, como o sul do Amazonas, Rondônia e o oeste do Pará, podem registrar volumes acima de 80 mm.
No Acre, a Zona de Convergência Intertropical deve intensificar as precipitações, elevando os acumulados para mais de 100 mm em alguns pontos. Em contraste, regiões como o noroeste do Pará e grande parte de Roraima podem registrar pouca ou nenhuma chuva.
Centro-Oeste e Nordeste enfrentam instabilidades
No Centro-Oeste, a combinação de altas temperaturas e umidade seguirá favorecendo instabilidades, com chuvas generalizadas e acumulados entre 30 e 60 mm. Locais pontuais no sudoeste de Mato Grosso do Sul e no centro-sul de Goiás podem chegar a 100 mm.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Já no Nordeste, o destaque é para o centro-oeste da região, onde o Maranhão, Piauí, oeste da Paraíba e de Pernambuco, além de partes do Rio Grande do Norte, podem acumular mais de 50 mm. Áreas litorâneas e o interior da Bahia tendem a registrar volumes menores, não ultrapassando os 20 mm.
Sudeste e Sul seguem padrões distintos
No Sudeste, a umidade deve se concentrar no sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e e, São Paulo, com acumulados superiores a 50 mm, podendo ultrapassar 100 mm em localidades específicas. Já o centro-norte mineiro e o Espírito Santo devem ter acumulados abaixo de 20 mm.
Leia também: “Chuvas intensas já atingem quase 100 cidades de Minas Gerais“
Já na Região Sul, as chuvas devem abranger quase todo o território, com acumulados entre 30 e 50 mm no início da semana. Pontos do Paraná e Rio Grande do Sul podem superar os 80 mm.
A partir de 22 de janeiro, a tendência é de concentração das chuvas no Paraná e leste gaúcho, com retorno mais amplo em toda a região no dia 25.