O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de chuvas intensas para diversas regiões do país. A partir desta segunda-feira, 25, precipitações vão atingir Estados do Norte, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Sul do Brasil.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A população que mora nessas regiões deve se atentar com os graus de severidade para cada Estado. O Inmet divulgou dois tipos de alerta: o laranja, que significa perigo, e o amarelo, que representa perigo em potencial.
Conforme a imagem abaixo, os Estados sob o grau de risco representado pela cor laranja pertencem a áreas do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste.

Chuvas intensas e ventos
Segundo o Inmet, nesses lugares haverá chuvas entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia. Além disso, haverá ventos intensos, de 60 km/h a 100 km/h. Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas.
Os Estados que estão sob alerta amarelo, por sua vez, são os da Região Norte, do Centro-Oeste e do Nordeste. O Rio Grande do Sul também está sob alerta amarelo, conforme as imagens abaixo. Para esses Estados, estão previstas chuvas entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia.


Atente-se às orientações do Inmet
O Inmet instrui para, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Os motoristas não devem estacionar os veículos próximos a torres de transmissão nem placas de propaganda.
Em caso de raios, os moradores devem desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Se houver emergência, a população pode acionar a Defesa Civil por meio do número 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.