O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, nesta quinta-feira, 6. O fenômeno ocorre em virtude da influência do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Essas condições estão provocando instabilidade nessas áreas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O VCAN é um sistema de pressão que atua em altos e médios níveis da troposfera, caracterizado pela circulação dos ventos em sentido horário, em torno do seu centro seco. O ZCIT, por sua vez, é um acumulado de nuvens que circula todo o globo terrestre na região equatorial.
Chuvas intensas podem atingir até 100 mm
Os avisos do Inmet indicam risco significativo, com previsões de chuvas que podem atingir até 100 mm e ventos de até 100 km/h. Nos últimos dias, os litorais da Paraíba e de Pernambuco já registraram chuvas expressivas.
![Os avisos laranja e amarelo do Inmet indicam risco significativo, com previsões de chuvas que podem atingir até 100 mm e ventos de até 100 km/h | Foto: Wirestock/Freepik](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/Chuvas-praia-scaled.jpg)
Na estação de Camaratuba, no litoral paraibano, o acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 236,8 mm. O volume superou o recorde diário anterior de 171,8 mm, registrado em 4 de setembro de 2013. Em João Pessoa, capital da Paraíba, foram 90 mm de chuva no mesmo período.
Chuvas no Nordeste devem continuar na sexta-feira
A previsão é que essa condição de chuvas continue no Nordeste até sexta-feira 7. O Inmet também emitiu um aviso amarelo de perigo potencial para chuvas intensas, que podem atingir todo o país.
![O Inmet também emitiu um aviso de chuvas que podem atingir o Sul do país | Foto: Reprodução/Freepik](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/Chuvas-1-scaled.jpg)
No Rio Grande do Sul, as temperaturas permanecem elevadas. No Estado, o calor pode superar a média em mais de 5°C, situação que demanda atenção.