Na segunda-feira 18, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou a previsão do tempo para todas as Regiões do Brasil nas próximas duas semanas. O boletim indica grandes volumes de chuvas, que poderão ultrapassar os 100 milímetros (mm) em alguns áreas. A previsão destaca também a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve trazer chuvas intensas.
Previsão do tempo para a 1ª semana (de 18/03/2024 a 25/03/2024)
Região Norte: a previsão indica pancadas de chuvas, com volumes que podem superar os 100 mm, com destaque para áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. A possibilidade de chuvas mais intensas — com ventanias e trovoadas — não está descartada.
Região Nordeste: a previsão indica tempestades principalmente no norte da Região, onde os volumes de chuva podem superar os 100 mm. Áreas dos Estados do Maranhão, do Piauí e do Ceará devem registrar os maiores acumulados de chuva.
Região Centro-Oeste: nessa Região, as chuvas deverão apresentar um padrão ligeiramente mais regular no decorrer da semana. A chuva poderá ficar acima dos 70 mm nos Estados de Mato Grosso e de Goiás. Porém, em Mato Grosso do Sul, a chuva deve ser irregular, com acumulados em torno de 40 mm.
Região Sudeste: para a Região mais populosa do país, a previsão indica maior total de chuva no Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e também litoral norte de São Paulo e no sul da Zona da Mata de Minas Gerais, com volumes em torno de 80 mm. Pode ser registrada chuva mais intensa em diversas áreas de Região, que deverá vir acompanhada de rajadas de vento e trovoadas.
Região Sul: já para o Sul do Brasil, o boletim meteorológico do Inmet indica temporais isolados em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O volume total de chuva deve ficar em torno de 80 mm.
Previsão para a 2ª semana (de 26/03/2024 a 03/04/2024)
Região Norte: no Norte, a semana ainda será de muita chuva. Isso porque são previstos acumulados maiores do que 90 mm. As principais áreas atingidas serão zonas dos Estados do Amazonas, do Amapá, do Pará, e do Tocantins.
Região Nordeste: chuvas de 90 mm estão previstas para a Região, com destaque para o litoral. Nas demais áreas, as chuvas deverão ser mais irregulares e com menor intensidade.
+Leia mais notícias do Brasil em Oeste.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste: já para essas Regiões, a previsão do tempo indica pancadas de chuva com potencial para ser localmente fortes e superar os 80 mm. Os Estados de Mato Grosso e de Goiás devem registrar as chuvas mais intensas. Nas demais áreas, os acumulados serão menores, em torno de 30 mm.
Região Sul: para essa Região, o Inmet prevê chuva irregular, com acumulados totais em torno de 50 mm.