O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alertas de chuvas intensas e acumulados de chuva que se espalham pelas cinco regiões do país, nesta quarta-feira, 4. Os avisos são de cores amarela e laranja, que indicam “potencial perigo” e “perigo”, respectivamente.
Segundo o Inmet, há um alerta na cor laranja de acumulado de chuva para o centro-sul do Estado do Rio de Janeiro. O aviso atinge Cabo Frio, Duque de Caxias, Angra dos Reis e a capital fluminense, entre outras cidades.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
As regiões devem ser atingidas por chuvas de até 100 mm por dia. O outro alerta laranja é por chuvas intensas, com precipitações de até 60 mm por hora e ventos intensos de até 100 km/h. O aviso atinge as seguintes regiões:
- Minas Gerais;
- Extremo nordeste paulista.
- Goiás;
- Brasília;
- Extremo oeste baiano;
- Sul do Tocantins;
- Leste de Mato Grosso;
- Extremo sul do Pará; e
- Brasília.
Há outro aviso por acumulado de chuva no extremo leste do Estado de São Paulo. A região deve registrar chuvas de até 50 mm por dia. Além disso, o Inmet emitiu um alerta por chuvas intensas na cor amarela.
O alerta de chuvas intensas atinge as seguintes regiões:
- Amazonas;
- Acre;
- Rondônia;
- Pará;
- Mato Groso;
- Mato Grosso do Sul;
- Paraná;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Espírito Santo;
- Minas Gerais;
- Bahia;
- Tocantins;
- Maranhão;
- Piauí;
- Ceará;
- Rio Grande do Norte;
- Pernambuco; e
- Paraíba.
Essas regiões devem ser atingidas por chuvas de até 30 mm por hora, com ventos fortes de até 60 km/h. Há risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios.
“Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas”, recomenda o Inmet. “Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.”