O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira, 12, um alerta de “perigo potencial” devido à baixa umidade que afeta principalmente as regiões Centro-Oeste e Sudeste. No Rio Grande do Sul, uma frente fria começa a se formar e deve trazer chuvas fortes para a região já na sexta-feira 14.
Os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Tocantins têm grandes áreas sob o alerta do Inmet. Paraná, Piauí e Maranhão também podem ser afetados, com variação da umidade relativa do ar entre 30% e 20%.
Fenômenos meteorológicos
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, a baixa umidade na região central do país é causada por um anticiclone. Esse sistema de ventos, que gira em sentido anti-horário no Hemisfério Sul, promove baixa nebulosidade, temperaturas elevadas e baixa umidade.
Previsões para o Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a precipitação deve retornar na sexta-feira. Andrea Ramos explica que a nebulosidade na região já começou a aumentar desde a quinta-feira.
“Começa a se formar de uma frente fria, que irá atuar na sexta-feira, da tarde para noite”, avisou a meteorologista. “Não serão chuvas com os volumes do final de abril para início de maio, mas elas vão até segunda e terça-feira (17 e 18)”.
Os acumulados a partir de sexta-feira devem ficar entre 60 mm e 80 mm, mas podem chegar até 100 mm. Na próxima terça-feira, a precipitação deve começar a atingir também o oeste de Santa Catarina.