O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, alertou para o fato de que um ciclone extratropical começou a se formar no oceano e trará ventos fortes e chuva para a região leste do Estado. As tempestades devem começar nesta segunda-feira, 27, e continuam até a terça-feira, 28.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Essa área deve ter um volume de chuvas que não será responsável por forte elevação no nível dos rios ou do Guaíba, mas municípios com sistema de drenagem impactado podem ter transtornos significativos”, comunicou Leite.
A previsão é que o volume de chuva aumente também em Santa Catarina e no Paraná. A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos devido à formação do ciclone extratropical próximo à costa.
Impactos no RS
Um total de 469 municípios do Rio Grande do Sul foi afetado por temporais desde abril, segundo a Defesa Civil. Até o fim da tarde deste domingo, 26, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas, 165 morreram, 56 estão desaparecidas e 806 ficaram feridas.
Nos municípios de Pelotas e Rio Grande, as aulas permanecem suspensas. Em Porto Alegre, o governo do Estado também mantém suspensas as aulas nas redes estadual e privada, devido à previsão de mais chuva.
Cerca de 580 mil pessoas estão desalojadas e quase 56 mil permanecem em abrigos. A Defesa Civil monitora constantemente a situação e emite alertas para a população sobre os riscos e medidas de segurança necessárias.