publicidade
Brasil

‘Dama do Tráfico’ recebe indenização de R$ 200 mil

Valor é referente a um ressarcimento em razão da morte da mãe dela durante a pandemia de covid-19

A ‘Dama do Tráfico’ é apontada como braço-financeiro do Comando Vermelho no Amazonas | Foto: Reprodução/Twitter/X
A ‘Dama do Tráfico’ é apontada como braço-financeiro do Comando Vermelho no Amazonas | Foto: Reprodução/Twitter/X

Luciane Barbosa Farias, conhecida como a “Dama do Tráfico”, obteve na Justiça do Amazonas uma indenização de R$ 200 mil em razão da morte da mãe durante a pandemia de covid-19. O valor também será pago a seus três irmãos, o que totalizará R$ 800 mil. A decisão é de dezembro de 2024.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

A “Dama do Tráfico” é apontada como braço financeiro do Comando Vermelho no Amazonas. Ela é responsável por ocultar, empregar e lavar valores do tráfico de drogas.

O Tribunal de Justiça do Amazonas a condenou, nesta quarta-feira, 29, a dez anos de prisão.

Apesar da ficha criminal, autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Lula a receberam duas vezes em 2023. Na ocasião, a pasta tinha o comando de Flávio Dino, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal.

“Dama do Tráfico” alegou que a falta de oxigênio causou a morte da mãe

A família dela ajuizou uma ação contra a União, o Estado do Amazonas e o município de Manaus. Ela alegou que a falta de oxigênio nas unidades de saúde causou a morte da mãe, cujo nome não foi revelado. 

Naquele período, o sistema de saúde no Amazonas havia colapsado, e faltavam insumos básicos, como oxigênio.

A decisão foi proferida pela juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas. Ela destacou a obrigação dos réus em garantir o abastecimento de oxigênio medicinal.

“Não há como negar que cabia aos réus [União, Estado do Amazonas e município de Manaus] providenciarem o correto e suficiente abastecimento de oxigênio medicinal em suas unidades de saúde pública”, afirmou a juíza. 

A indenização visa à punição dos responsáveis

A magistrada ressaltou que a indenização visa à punição dos responsáveis, além de compensar o dano sofrido, sem resultar em enriquecimento indevido.

Dama do Tráfico condenada prisão
Dama do Tráfico foi condenada a 10 anos de prisão | Foto: Reprodução/Instagram/@luhfariasoficial

“O desespero, a dor, a tristeza e a revolta experimentados pelas filhas ao saberem que sua mãe perdeu a vida asfixiada por falta de oxigênio é evidente e refoge ao simples dissabor do dia a dia”, destacou Jaiza, na decisão favorável à “Dama do Tráfico”.

Leia também:

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    Olha aí a mãe do César RT Antibozo, ou Florisberto Pavonato!

  2. Ronaldo mesquita vieira
    Ronaldo mesquita vieira

    Idenizem todas as familias do Brasil.quero a minha parte.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.