A formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul deve marcar o fim desta semana, conforme especialistas do site Meteored. Esse fenômeno deve começar a partir da quinta-feira 10, com chuvas moderadas a fortes em todas as regiões do Estado.
Na sexta-feira 11, o ciclone se deslocará para o oceano e irá se intensificar. O centro do fenômeno deverá atingir o litoral do Rio Grande do Sul durante a tarde, com chuvas volumosas e risco de tempo severo no nordeste gaúcho, no leste de Santa Catarina e no interior do Paraná e de São Paulo.
A sexta-feira também terá ventos fortes ao longo do litoral sul, com rajadas de até 70 km/h no sul de Santa Catarina e 60 km/h em Florianópolis. Com a movimentação do sistema para o oceano, a intensidade dos ventos deve diminuir consideravelmente.
No sábado 12, as chuvas devem diminuir significativamente na Região Sul, que terá um fim de semana de estabilidade climática, com variação de nebulosidade e baixa chance de chuva. No entanto, o ciclone ainda afetará os Estados do Sudeste no fim de semana.
Os impactos do ciclone
Na madrugada do sábado, chuvas moderadas e dispersas podem ocorrer no interior de São Paulo. À tarde e no começo da noite, a frente fria associada ao ciclone deve provocar chuva entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, com possibilidade de atingir o sul e o leste de Goiás. Em Belo Horizonte, o acumulado pode chegar a 30 mm entre a sexta-feira e o sábado.
No domingo 13, uma massa de ar seco associada ao anticiclone pós-frontal deve proporcionar um dia sem chuva na maior parte de São Paulo, exceto no litoral, onde a garoa pode persistir por causa dos ventos úmidos do mar. Entre Espírito Santo e leste de Minas Gerais, o tempo deve continuar instável com chuva moderada.
Clima mais ameno no Brasil
A circulação do ciclone extratropical deve trazer ar mais frio para o Sul e para o Sudeste durante o fim de semana. Entre o sábado e o domingo, apesar da redução das chuvas no Sul e em São Paulo, as temperaturas não devem subir muito. A máxima deve ser de 24°C em Porto Alegre e em Curitiba. Em São Paulo, atingirá até 26°C.
As manhãs serão frescas em toda a região, com o amanhecer mais frio no domingo, quando as mínimas podem chegar a 12°C em Criciúma (SC) e em Santa Maria (RS), 13°C em Curitiba e 16°C em São Paulo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste