A cidade de Pedreiras, a 280 quilômetros da capital São Luiz, no Maranhão, tem quase 40 mil habitantes. Em 2021, a prefeitura informou ao Ministério da Saúde a realização de mais de 540 mil extrações dentárias. O número equivale a quase 15 dentes por habitante.
Segundo a Polícia Federal (PF), um grupo do município, alvo da investigação, inseriu dados falsos no sistema do SUS para aumentar o teto de repasses de verbas federais. Além disso, outros procedimentos teriam sido manipulados, o que pode ter impactado na elevação dos repasses também em 2022, informaram os investigadores.
Nesta quinta-feira, 2, os agentes da PF e da Controladoria-Geral da União deflagaram a Operação Tira-Dente contra os desvios de recursos da Saúde. São cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Pedreiras, Bacabal, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues.
A Justiça Federal ainda determinou o bloqueio de R$ 1,8 milhão em bens de investigados, além de suspender os direitos das empresas e empresários sob suspeita de participarem em licitações e contratarem com órgãos públicos.
O principal alvo da investigação é uma empresa, cujo nome a PF não divulgou, com posição de destaque na lista das que mais receberam recursos públicos da Saúde entre 2019 e 2022 no Maranhão. Segundo a PF, a companhia recebeu mais de R$ 16 milhões em contratações públicas.
A ofensiva apura crimes de inserção de dados falsos, fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato e lavagem de dinheiro. O nome da operação faz referência à “quantidade superestimada de extrações dentárias, inserida fraudulentamente nos sistemas do SUS, que superou a própria quantidade de habitantes do município”, informou a PF.
Pedreiras, referência mundial como a Cidade dos Banguelas!
O próximo investimento de Pedreiras será o de 540 mil implantes dentários!
Tudo de pior vem do Maranhão. Desde Sarney até o DinoPig.
Deve ser uma terra mal assombrada.
Eita, terra linda do Flavio Dino. Daqui há pouco vai conseguir uma forma de mandar a PF parar essa investigação. Imaginem, o estado comandado por vários anos pelo nosso atual ministro da justiça, sendo investigado por desvios de verba pública e o pior, o estado com o pior desenvolvimento humano. Que é isso????
E, o pior, agora com o municipio com a maior população de desdentados do Brasil.
O pior de tudo, é ter que assistir esse larápio roncando grosso na TV e em vídeos na internet ao lado do descondenado.
Não sobrou um só maranhense com dentes! 🙄
Não é novidade extração de dentes para comercio ilegal, venda a alunos de odontologia a venda deles triturados para fazer enxerto osseo para implantes, muitas pessoas de 80 a 90 não possuem dentes pois os dentistas removiam para vender, a pratica foi condenada e teve de ser feito um documento obrigando a colher termo de doação dentaria do paciente pois é um orgão do corpo humano e envia-los a um banco de dentes que foi criado, mesmo assim muitos dentistas ainda arrancam sem necessidade porque o paciente é ignorante e vendem ilegalmente.
Pobre Maranhão espoliado por esses abutres a décadas.
José Ribamar (vulgo Sarney), Lobão, o Sinistro DinoSSAURO e o Sinistro das Comunicações Juscelino, atolado em corrupção até o pescoço, são apenas uns poucos exemplos. Vergonha nacional.
O eleitor de lá deve gostar muito. Eles tem os governantes que merecem.
Pedreiras deve ser a cidade da sopa, não tema mais dente para comer outra coisa.
A culpa é do Bolsonaro, que investiguem melhor. Prendam o Bolsonaro porque o povo ficou banguela.