Desde o início do ano, termos como “taxa” e “imposto” somaram 9 milhões de menções nas redes sociais. O alto número de interações ocorre em meio à profusão de memes sobre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Os termos são mencionados no Facebook, no Instagram e no Twitter/X por usuários brasileiros, de acordo com a consultoria Arquimedes.
A análise revela que esses termos ganharam destaque desde maio, período em que o Congresso e o governo federal discutiam a taxa de compras internacionais de até US$ 50. Neste caso, o setor vai ter uma alíquota de 20% a partir de agosto.
Discussão no Congresso sobre taxa
Nas semanas em que a Câmara e o Senado aprovaram a medida, as menções às palavras “taxa” e “imposto” superaram meio milhão.
Apesar das críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito da medida, o governo federal acordou a taxação.
O mesmo ocorreu com a sanção do DPVAT, um seguro obrigatório pago anualmente por todos os proprietários de veículos terrestres. A justificativa para o tributo é a proteção de vítimas de acidentes de trânsito.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A aprovação da regulamentação da reforma tributária pelos deputados na semana passada elevou as menções a um pico anual. Na última semana, alcançaram cerca de 700 mil menções.
Proliferação de memes sobre Fernando Haddad
O aumento das menções coincide com a proliferação de memes sobre Fernando Haddad, apelidado de “Taxadd”.
Memes o retratam em cartazes de filmes e personagens, como O Homem que Taxava (em vez de O Homem que Copiava) e “Taxati & Taxalá” (em alusão à dupla Patati & Patatá).
O Partido dos Trabalhadores afirma que a onda de memes não preocupa o governo. “Não vai pegar”, disse Jilmar Tatto, secretário de comunicação do partido, ao jornal Folha de S.Paulo. Contudo, os números revelam uma tendência crescente sobre “taxa” e “imposto” na internet.
Para comparação, a Arquimedes registrou 570 mil menções ao Bolsa Família neste ano. O programa Pé de Meia foi lembrado 110 mil vezes desde janeiro. Esses números são inferiores ao interesse nas taxas.
Veja alguns memes sobre Fernando Haddad que mencionam “taxa”
(Clique na foto para vê-la inteira).
Leia também: “Conto do vigário”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 225 da Revista Oeste