O Painel de Monitoramento das Arboviroses, mantido pelo Ministério da Saúde, ficou zerado por aproximadamente 15 horas. Ao longo desse período, não foi possível visualizar os números atualizados de casos, mortes nem informações por Estado referentes à dengue no ano de 2024.
Os dados de 2023, no entanto, não foram impactados. Em nota enviada ao portal Poder360 na quarta-feira 4, a pasta, comandada pela socióloga Nísia Trindade, afirmou que a ausência de estatísticas pode ter sido causada por uma “atualização interna da plataforma para o acréscimo de melhorias” e que já estava apurando o caso.
A instabilidade do painel de monitoramento ocorreu dias depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) informar que, neste ano, cerca de 82% dos casos de dengue registrados no mundo estão no Brasil.
De acordo com o levantamento da OMS, até o dia 30 de abril, foram identificados 7,67 milhões de casos suspeitos da doença e 3,57 milhões de casos confirmados. Desses, 6,3 milhões de suspeitas e 3,04 milhões de confirmações ocorreram no Brasil.
A OMS destaca que 77,3% das 3.680 mortes globais por dengue e 82,3% dos 16.242 casos graves ocorreram no Brasil. A entidade alerta para o fato de que muitos países precisam de mecanismos de diagnóstico e registro, subestimando o impacto real da doença no mundo.
Ministério da Saúde restabelece painel da dengue
A visualização dos dados compilados no Painel de Monitoramento das Arboviroses foi restabelecida por volta das 10h desta quarta-feira, 5. Até o momento, o Ministério da Saúde não prestou esclarecimentos sobre o que causou o incidente.
Os números referentes à dengue em 2024 também foram atualizados. No total, foram contabilizados 5,6 milhões de casos prováveis, 3.497 mortes e 2.856 óbitos em investigação.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Já podemos chamar Lula de genocida ou esperamos morrer mais pessoas?
Esse governo que mata por omissão, é o governo do amor, o anterior mesmo fazendo o impossível para imunizar toda uma população foi chamado de genocida por esses canalhas criminosos que agora escondem sua ineficiência apagando painel de atualização do crime, esse sim genocídio.
cadê os artistas globais para protestarem, vestir camisetinhas com frases de e indignação !? cadê os signatários da cartinha da democracia pra protestar !??
uma classe de gente podre !!
A Nisia é boa de vassoura…Deve estar varrento para debaixo do tapete para tentar esconder a verdade.
Avise a ela que não cola.
Governo genocida!
Parece que o mosquito não tem medo de uma socióloga chefiando o ministério da saúde. (o meu teclado não tem problemas; a tecla de maiúsculas está funcionando normalmente).