De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o mês de julho será marcado por chuvas com volume acima da média no Amapá, Pará e Roraima, a previsão é a de que nesses Estados o volume das precipitações cheguem a 150 milímetros. Na análise do clima, em diversas regiões do Brasil as temperaturas ficarão acima da média nesse início de inverno.
Nas outras áreas das regiões Norte e Nordeste, a previsão meteorológica indica um volume próximo ou ligeiramente abaixo da média histórica, nessas áreas, segundo o Inmet, os volumes ficarão abaixo de 60 milímetros na região conhecida como Matopiba (área que abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia); e no sul da região amazônica, em que é comum uma redução da chuva. Os especialistas em clima preveem também que no Brasil, neste mês de julho, as temperaturas do Oceano Atlântico podem provocar certa instabilidade.
Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é o predomínio de chuva próxima ou ligeiramente abaixo da média; no entanto, os meteorologistas não descartam registros mais localizados no litoral da região Sudeste em função da passagem de frentes frias pelo Oceano Atlântico, conjuntura climática que pode causar instabilidades nessas áreas. Os pesquisadores dizem que nesse período é comum a redução da chuva na porção central do Brasil e, como consequência, a diminuição da umidade relativa do ar e a elevação das temperaturas.
Por fim, para a região Sul do Brasil, o clima não vai fugir muito dos padrões em julho. Isso porque os meteorologistas preveem volumes próximos ou acima da média, que podem superar os 150 milímetros. Em grande parte do Rio Grande do Sul, região central de Santa Catarina e o extremo sul do Paraná, as chuvas serão intensas.
E as temperaturas?
Segundo o Inmet, no mês de julho a previsão indica temperaturas acima da média na maior parte do país, especialmente em áreas do Pará, Maranhão, Piauí e no Estado de Mato Grosso, regiões nas quais as temperaturas podem superar os 27ºC. Ademais, em algumas localidades da Bahia e noroeste de Minas Gerais, as temperaturas podem oscilar entre 20ºC e 23ºC. No entanto, os meteorologistas preveem também que podem haver incursões de massas de ar frio, fenômeno que pode implicar a queda acentuada da temperatura, com os termômetros indicando valores médios inferiores a 12ºC no Rio Grande do Sul e Santa Catarina — com destaque para os municípios de São Joaquim e Urupema.