O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um mês de outubro com chuvas levemente abaixo da média nas região Norte, Nordeste e Centro-Oeste e levemente acima da média no Sul e em parte do Sudeste. O mês também terá temperaturas acima da média em praticamente todas as regiões.
+ Leia as últimas notícias de Brasil no site da Revista Oeste.
De acordo com gráficos divulgados pelo Inmet, a escassez de chuvas (com volume inferior a 70 milímetros) ocorrerá em partes de todos os Estados do Norte, em partes do Mato Grosso e de Goiás (Centro-Oeste) e em áreas da Bahia e Maranhão (Nordeste).
Já a maior parte do litoral nordestino e o norte da região nordeste, o oeste do Amazonas, o sul do Paraná e norte do Mato Grosso terão chuvas no mesmo padrão da média histórica. Nessas duas últimas áreas pode chover inclusive acima da média.
+ Alerta: novo ciclone vai provocar frio, geada e chuva no Brasil
Para todo o Sul do país, São Paulo e Mato Grosso do Sul, a previsão é de chuvas acima da média, especialmente para a região central e oeste do Rio Grande do Sul, e oeste e sul do Paraná. “Na região sul, há previsão de chuva acima da média, principalmente no centro-oeste do Rio Grande do Sul, parte central de Santa Catarina e extremo sul do Paraná, onde os volumes previstos podem superar 250 mm.”
Outubro terá temperaturas acima da média em praticamente todo o país
O mês deve ser de calor extremo na maior parte do país, segundo o Inmet. As temperaturas ficam acima da média desde o norte de Santa Catarina até o norte do país.
“A previsão indica que as temperaturas médias devem ficar acima da média em grande parte do país, principalmente em áreas de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, onde os valores podem superar 29ºC”, informa o instituto.
+ Em setembro, Amazonas tem o pior resultado do ano em queimadas
Os principais focos de calor serão no norte do Mato Grosso, no sul do Pará, na divisa entre Tocantins e Bahia, no Vale do Paraíba, em São Paulo.
Apenas o Rio Grande do Sul, o sul de Santa Catarina e áreas isoladas do Amazonas, do Pará e do litoral de Pernambuco terão temperaturas dentro da média histórica do mês. A ocorrência de dias consecutivos com chuva nessas áreas poderá amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 20 graus, segundo o órgão.
“Em áreas de maior altitude dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as temperaturas podem ser inferiores a 16 graus, sendo atribuídas aos dias consecutivos com chuva e, também, devido às incursões de massas de ar frio que ainda chegam, com menor intensidade, e provocam decréscimo das temperaturas em alguns dias”, disse o Inmet.