No Complexo da Maré, localizado no Rio de Janeiro, a proximidade dos traficantes com as crianças assusta os moradores da região. Isso porque cinco escolas e uma creche de grande porte cercam a área onde criminosos realizam sessões de treinamento de guerra.
As imagens, que mostram criminosos em uma espécie de escola preparatória onde aprendem táticas de guerrilha, repercutiram depois de uma reportagem do programa Fantástico do último domingo 24. Os registros divulgados decorrem do resultado de uma investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
A área conta com uma piscina e uma quadra, onde os criminosos se preparam para enfrentar facções rivais.
Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, a escolha do tráfico por montar o local de treinamento em uma região escolar é estratégica, pois permite o aliciamento das crianças desde cedo.
Em uma imagem, é possível observar uma criança segurando um fuzil e, aparentemente, dando proteção a Thiago da Silva Folly, o TH da Maré, e a outro homem, conhecido como Empada. Eles são dois dos maiores comandantes do tráfico do Rio de Janeiro.
O primeiro é gerente-geral do tráfico na Favela da Maré, enquanto o segundo é chefe no morro de São Carlos, favela localizada na região do centro da cidade.
Quem são os criminosos que controlam a área que funciona como treinamento de guerra no Complexo da Maré?
A Polícia Civil mapeou quem são os criminosos que controlam a área utilizada para treinamento de guerra no Complexo da Maré, que tem mais de 140 mil moradores.
De acordo com o mapeamento dos policiais, o Terceiro Comando Puro (TCP) domina a maior parte da região, inclusive o local que funciona como centro de treinamento.
Ao longo da investigação, que durou dois anos, os agentes de segurança identificaram quase 400 bandidos da facção que comanda a área usada como escola de treinamento de guerra.
A Polícia Civil monitorou, no total, 1.125 traficantes, milicianos e pessoas ligadas às atividades criminosas na Maré.
Agradeçam ao Ministro Togado que proibiu incursões nas favelas do Rio.