publicidade
Brasil

Comunidade judaica repudia evento pró-Hamas em sindicato dos professores

Para presidente-executivo da Fisesp, celebração dos ataques de 7 de outubro ‘é um absurdo'; ele pede ação da Justiça

Hamas
Hamas | Foto: Reprodução/Facebook Fisesp

Um evento em São Paulo organizado pelo Partido da Causa Operária (PCO) homenageará os ataques de 7 de outubro de 2023, realizados pelo grupo terrorista Hamas em Israel.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Marcado para a próxima terça-feira, 7, exatos dois anos depois do atentado, o evento será sediado no Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). O ato é divulgado como uma celebração de “um dos mais gloriosos dias da história da humanidade”.

Para Ricardo Berkiensztat, presidente-executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), “é um absurdo fazer um evento comemorando assassinatos, sequestro de crianças, assassinatos e estupros”. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, mais de 1,2 mil pessoas foram mortas pelo Hamas. Além disso, cerca de 5,5 mil ficaram feridas. Os terroristas sequestraram ainda 251 pessoas.

“O PCO, infelizmente, enveredou para o caminho do apoio ao terrorismo aberto para tentar crescer a sua ínfima influência política”, afirma Berkiensztat. “Ele é um partido inexistente, que precisa de factoides para poder crescer.” O presidente da Fisesp também pediu que “a Justiça seja rápida o suficiente para impedir a comemoração de mortes”.

Vereadora acionou o MPSP contra evento pró-Hamas

A vereadora paulistana Cris Monteiro (Novo) oficiou o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) a respeito da realização do evento. No documento, ela pede providência do órgão e afirma que a homenagem ao grupo terrorista pode gerar a “inflamação do discurso de intolerância” no Brasil.

Leia mais: “Entidade judaica repudia ofensas antissemitas a Fux”

Ao MPSP, Cris também destaca o fato de a Academia Paulista de Letras (APL), em um primeiro momento, aceitar sediar o evento do PCO. A associação, no entanto, desistiu de sediar a homenagem ao Hamas, e afirmou que recusou a cessão do espaço “tão logo teve conhecimento do conteúdo e do caráter da referida manifestação”.

Apesar da mudança, o PCO conseguiu remanejar a realização do evento para o Apeoesp. Ao anunciar o novo local, a sigla criticou a APL, diante do “apoio vergonhoso a Israel”, e se colocou contra a “pressão sionista e criminosa que o imperialismo tenta fazer para censurar o ato”

O sindicato dos professores foi procurado pela reportagem, porém não respondeu sobre seu envolvimento com a homenagem ao Hamas. Sobre o ofício ao MPSP, Cris Monteiro afirmou a Oeste que o órgão “nem acusou o recebimento”.

Para a vereadora, “é revoltante” que o Apeoesp “seja conivente com a realização de um evento que comemora um ataque terrorista”. “Celebrar a morte de inocentes é um ultraje à democracia”, disse Cris. “Ultraje à paz e aos valores que deveriam orientar a formação de nossos jovens.”

Procurado pela reportagem, o MPSP também não respondeu sobre o ofício da vereadora. O espaço, porém, segue aberto. Segundo Cris, ela encaminhará o ofício para a Promotoria de Justiça da Cidadania “e tentará outros canais” para mudar a situação.

Leia mais sobre:

8 comentários
  1. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Tem de meter esse bando hiprocritas num avião e manda para a faixa de gaza

  2. Silva lilica
    Silva lilica

    Espero que, os judeus daqui do Brasil, não votem mais no lula

  3. Margareth Prado Yassudo Faria
    Margareth Prado Yassudo Faria

    Os organizadores e participantes deste evento devem ser processados – no mínimo – por racismo!

  4. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    São adeptos do terrorismo ….pobres alunos

  5. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    É óbvio que a APEOESP celebra o assassinato de judeus.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade