publicidade
Brasil

Condenação de Leo Lins ignora princípio jurídico, avalia Marsiglia

Decisão judicial contra o humorista por piada em show reacende discussões sobre arte, intenção e liberdade de expressão

Leo Lins ironiza
Marsiglia avalia que decisões como essa ameaçam o direito constitucional à liberdade de expressão artística | Foto: Divulgação/Instagram

O advogado André Marsiglia criticou, em suas redes sociais, a decisão da juíza Barbara de Lima Iseppi, da 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, que condenou o humorista Leo Lins a oito anos e três meses de prisão em regime fechado.

A Justiça Federal entende que Lins incitou a discriminação ao fazer uma piada com pessoas com deficiência durante uma apresentação pública. A sentença o responsabiliza por “discriminação coletiva”, mesmo sem identificar uma vítima direta.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Com base nas Leis 7.716/1989, 13.146/2015 e 14.532/2023 — apelidada de “lei antipiada” —, a decisão provocou forte reação entre juristas e defensores da liberdade artística.

Marsiglia argumenta que a condenação ignora um princípio jurídico essencial ao considerar irrelevante a intenção do humorista. Ele afirma que, para configurar crime, é necessário comprovar dolo, ou seja, a vontade deliberada de ofender. No entanto, a legislação, segundo ele, não considera suficiente apenas a reação de quem se sente ofendido.

“Pela lógica de nossa legislação, inclusive dos chamados ‘crimes contra a honra’, considera-se ilícito um discurso apenas se a intenção de discriminar está presente, não sendo decisiva a sensibilidade de quem se sentiu discriminado”, disse o jurista.

Marsiglia também avalia que decisões como essa ameaçam o direito constitucional à liberdade de expressão artística. Ele afirma que o humor, assim como o teatro e o cinema, por exemplo, constitui forma legítima de manifestação cultural, sem a intenção deliberada de ofender.

Para o advogado, punir o efeito eventual de uma piada equivale a transformar o humor em crime em potencial, o que violaria a Constituição.

“O uso recreativo da discriminação, de que trata a lei antipiada, não pode ser confundido com o uso artístico do humor”, explica Marsiglia. “Do contrário, a referida lei tornaria o humor um crime em potencial e seria inconstitucional, por violar o direito fundamental à liberdade de expressão artística.”

Condenação de Leo Lins equivale a penas por homicídio e tráfico

Além da pena, Lins deve pagar multa de R$ 1,6 milhão e indenização de R$ 303,6 mil por danos morais coletivos, conforme a sentença, que ainda permite recurso.

Segundo a decisão, “ao longo do show, o réu admitiu o caráter preconceituoso de suas anedotas, demonstrou descaso com a possível reação das vítimas e afirmou estar ciente de que poderia enfrentar problemas judiciais”.

+ Leia também: “‘Triste capítulo para a liberdade de expressão’, diz defesa de Leo Lins, sobre condenação”

Em nota ao portal Metrópoles, a defesa do humorista afirmou que preocupa “ver um comediante condenado a penas equivalentes às aplicadas em casos de tráfico de drogas, corrupção ou homicídio, por supostas piadas feitas em palco”.

2 comentários
  1. JORGE LUIS
    JORGE LUIS

    “Piadas de péssimo gosto” é roubar os aposentados no INSS, e ainda ser esquartejado pela ignorância e achar isso normal…

  2. Inteligencia Artificial
    Inteligencia Artificial

    Piadas de pessimo gosto, tremendo zero a esquerda, mas a liberdade de expressao é um direito, e nao podemos retirar a liberdade dos jumentos que ficam semeando besteiras e estupidezes a cada respiraçao. .

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade