O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) finalizou, nesta segunda-feira, 17, a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Durante o período, são esperadas chuvas intensas em partes da Região Norte, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. As precipitações serão impulsionadas pelo transporte de umidade do oceano para o continente.
Para a primeira semana, de 17 a 24 de junho de 2024, o calor e a alta umidade na Região Norte devem provocar pancadas de chuva, com acumulados superiores a 60 mm no noroeste do Amazonas, em Roraima e no Amapá. Outras áreas podem ter chuvas isoladas com menores acumulados.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No Nordeste, a faixa leste deve ter chuvas inferiores a 40 mm por causa do transporte de umidade do oceano. No noroeste do Maranhão, há previsão de pancadas de chuva, enquanto o interior deve ter tempo quente e seco.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o tempo será quente e seco, mas pode haver chuvas fracas e isoladas no norte do Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais.
Leia também:
De acordo com a previsão do tempo do Inmet, no Sul, a persistência das chuvas deve ocorrer no norte do Rio Grande do Sul e no meio-oeste de Santa Catarina, por causa de um sistema de baixa pressão e de um sistema frontal, com volumes acima de 60 mm, ventos fortes e descargas elétricas.
“O Inmet destaca que monitora estas condições e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais pelo portal do instituto”, informou o órgão.
Previsão do tempo para a segunda semana
Na segunda semana, de 25 de junho a 3 de julho, são esperados volumes de chuva superiores a 50 mm no extremo norte da Região Norte, no noroeste da Região Nordeste e no extremo sul da Região Sul.
Na Região Norte, os maiores acumulados devem ocorrer no noroeste do Amazonas, de Roraima, do Amapá e no nordeste do Pará, com volumes acima de 60 mm. Outras áreas devem ter menos de 5 mm e não há previsão de chuva para o Tocantins.
Segundo a previsão do tempo do Inmet, no Nordeste, chuvas entre 30 e 50 mm estão previstas para a faixa leste, enquanto no nordeste do Maranhão, os volumes podem superar 50 mm. O interior deve continuar quente e seco.
Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, o tempo segue seco e quente, exceto em áreas de Mato Grosso do Sul e no leste de São Paulo, onde as chuvas devem ser inferiores a 40 mm.
Na Região Sul, chuvas com volumes superiores a 50 mm são esperadas no centro-sul do Rio Grande do Sul. As demais áreas terão volumes menores.