A grande massa de ar seco que se instalou sobre o Brasil mantém a condição de veranico — espécie de verão fraco — até o fim de junho. O outono terminará com temperaturas acima da média em muitos Estados do Centro-Sul. A previsão do tempo foi divulgada nesta quarta-feira, 12.
De acordo com o site Climatempo, a baixa umidade do ar impede a formação de nuvens. Isso mantém as condições para o veranico observado nos últimos dias.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A previsão do tempo indica uma primeira frente fria que atravessa o Rio Grande do Sul neste fim de semana. O fenômeno eleva a possibilidade de chuvas fortes. No entanto, esse sistema não terá força suficiente para avançar para outras áreas do Sul e do Sudeste do país.
A umidade no Rio Grande do Sul deve aumentar nos dias 15 e 16, o que resultará em uma ligeira queda nas temperaturas por causa da entrada de ar mais frio. Apenas o extremo norte do Estado pode ter variações nas máximas, com temperaturas em torno de 26 a 27°C, entre segunda-feira 17 e a terça-feira 18.
Previsão do tempo para o inverno
O início do inverno está marcado para 21 de junho, às 17h51. Ainda assim, muitas regiões do Brasil devem registrar temperaturas acima da média para junho, por causa da atuação do veranico. A tendência é de uma pausa nas chuvas em grande parte do país.
Leia também:
Para os dias 21 e 22, espera-se a chegada de um segundo sistema, que traz mais umidade para o Centro-Sul brasileiro. Mesmo assim, a massa de ar seco deve continuar predominando até 20 de junho, o que dificulta a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas.
Em resumo, o cenário climático atual é de veranico, com temperaturas elevadas e poucas chuvas. A expectativa é de mudanças com a chegada de frentes frias na segunda quinzena de junho, o que traz um aumento na umidade e uma leve queda nas temperaturas em algumas regiões.