A abertura do prazo nesta sexta-feira, 24, para os deputados protocolarem pedidos de propositura causou confusão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Uma multidão composta de parlamentares e assessores se aglomerou no corredor em frente à porta do plenário. A disputa principal foi para dar entrada nas solicitações de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
As regras da Alesp definem que apenas cinco CPIs podem ocorrer ao mesmo tempo e, para sua abertura, é respeitado um critério por ordem de chegada dos protocolos e aprovação dentro da Casa.
A oposição, liderada pelo PT, tentou recorrer ao Estatuto do Idoso, o que garantiria ao deputado Eduardo Suplicy, 81 anos, prioridade na fila para apresentar o primeiro pedido de CPI.
“Respeitem o idoso!”
Eduardo Suplicy (PT-SP) causou confusão ao tentar protocolar um pedido de CPI sobre o tiroteio em Paraisópolis, na campanha de 2022. Ele tentou ser priorizado numa fila que se formou há dias com base no Estatuto do Idoso, mas governistas foram contra pic.twitter.com/Ypx80Lf2np
— Victor Ohana (@victohana) March 24, 2023
A estratégia, no entanto, não deu certo. Os parlamentares da base do governador Tarcísio de Freitas, que recorreram a assessores acampados desde terça-feira 21 na porta do plenário, conseguiram preencher o registro de todos os colegiados no início desta legislatura.
Confira os cinco pedidos de CPIs
- Thiago Auricchio (PL) — Apurar denúncias de problemas técnicos recorrentes na prestação de serviço de energia elétrica pela concessionária Enel, na região metropolitana de São Paulo.
- Itamar Borges (MDB) — Apurar práticas de golpes envolvendo fraudes, tanto por meio de transferências via Pix quanto por clonagem de cartões.
- Gil Diniz — Apurar a conduta de um tratamento realizado no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo para fazer a transição de gênero em crianças e adolescentes.
- Fabiana Barroso (PL) — Apurar quais políticas públicas estão sendo promovidas e deveriam ter sido realizadas, em relação a deslizamentos de terras em encostas e morros.
- Paulo Correia Júnior (PSD) — Apurar a “epidemia de crack” na capital paulista e outras cidades do Estado.
Os pedidos protocolados serão analisados para confirmar se cumprem os aspectos técnicos. Quando instauradas, as CPIs possuem nove deputados membros, que têm 120 dias para realizar a investigação — que pode ser prorrogada por mais 60 dias.
Esse debil mental viveu a vida toda as custas dos otários que sempre votaram nele, nunca trabalhou nem fez coisa alguma de útil para os contribuintes que o sustentam. Ja foi senador inúmeras vezes, deputado federal, em seguida vereador porque não conseguiu se reeleger, agora foi eleito deputado estadual; parasita jamais trabalhou, viveu sempre de seus salários como parlamentar federal, municipal e agora estadual. Com essa idade avançada deveria ter vergonha, mas é um caso irremediável de petista típico.
Petralhas adora criar confusão, principalmente para ter alguma vantagem
O sujeito é octogenário e continua querendo burlar.
Suplicy deveria estar em uma residência para velinhos e não perturbando a paciência de São Paulo com suas bobagens. Chega de múmias na política.
O Suplicy de sempre.
Desde jovem, que do alto da sua alta sabedoria, reconhecida por ele é claro, tentou emplacar algumas idéias, mas não conseguiu.
Ainda bem…..
Oh!!!!!!!, suplici ressucitou!!!!!!!!
Eduardo Suplicy? Aquele mesmo que em 1998 à pedido de Lula correu para convencer FHC à deportar os sequestradores de Abílio Diniz para seus países de origem? E a estorinha que o PT contou que a polícia teria obrigado os sequestradores à usar as camisetas do PT que foram encontradas com os meliantes? Polícia com camisetas do PT? A maior mentira já contada! Esse partido tem que ser extinto!
Idoso cagá
Ô, Matarazzo, respeite o Brasil!
Esse Suplicy é um dos maiores imbecis que a política brasileira já produziu. Esse quer o título de “virgem do bordel”, só que, em matéria de corrupção, de virgem não tem nada. Um sujeito que é membro do PT desde a adolescência, que sempre defendeu e acobertou falcatruas das mais nojentas que eram praticadas ali e nunca sequer cogitou de sair do PT, não passa de um desonesto. O que eu mais lamento é que haja pessoas que ainda votam em um traste como esse ai.
Qual o nível dos eleitores , que votam no eterno ” perdido ” Suplicy ?
Esse sujeito sempre foi um banana inútil e sempre envolvido em ações ridículas !!
A primeira coisa que ele teria que fazer é proibir que a Dona Martaxa , aquela que botou nele um belo par de chifres, use o sobrenome Suplicy !!
Outrora foi objeto de consideração, hoje é até um suplício ver como se fez e faz ser paspaLho, serviçaL ao moLusco criminaL.
DepLoráveL, também esperar o que de quem se orgulha de ser mais uma Lacraia Lacaia FazueLi da vida.
Não vimos o comunistão Suplicy sair correndo, para aparecer em fatos como de costume, lá em Brasília e gritar “RESPEITEM O IDOSO!”, quando muitos idosos foram injustamente presos por ordem de Moraes no dia 08 de janeiro.
Esse velho gagá, corno fio duma égua, nunca fez porcaria nenhuma que prestasse na política. Já deveria estar num asilo…
Sou de Brasília e torço muito pelo Governador Tarcísio de Freitas. Homem honrado e que é sempre grato ao Presidente Bolsonaro.
Parabéns São Paulo!
Não elejam o Boulos se não, com certeza ficarão embolados. Rsrs…
Né engraçado a diferença dos temas de CPIs já propostas? Enquanto um senador caduco, que caiu à nível de quase vereador, tenta furar fila para apurar um atentado real como se fosse falso, por motivos eleitoreiros, os pedidos reais de CPI buscam apurar casos práticos, reais, benéficos à sociedade.