Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste) poderá entrar em programa do governo federal
O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal poderá ganhar mais uma empresa. Isso porque o conselho do órgão deu parecer favorável à privatização da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), atendendo assim ao pedido feito pelo governo paranaense. O próximo passo caberá ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Afinal, ele precisa dar aval ao parecer se permite que mais uma empresa deixe de ter seus custos mantidos pelos cofres públicos.
Leia mais: “Privatização da EBC encontra resistência no meio sindical”
Com o aval presidencial, um comitê será formado com a responsabilidade de criar o modelo de privatização. Trabalho esse que terá prazo de 360 dias, podendo ser renovado pelo mesmo período. De acordo com a Agência Brasil, projeta-se o leilão da ferrovia na B3, a bolsa de valores de São Paulo, até o fim de 2021.
O governo do Paraná opera a Ferroeste, na ligação entre as cidades de Cascavel e Guarapuava, um percurso de quase 250 quilômetros. A ferrovia escoa parte significativa da produção de grãos e farelos do oeste paranaense em direção ao Porto de Paranaguá, no litoral do Estado.
ótimo ! desde que haja uma agencia que cuide das tarifas cobradas para não correr o risco de cair da exploração do estado para exploração de ente privado ! e cuidado com os chineses !!! já são donos do maior escoadouro do porto de Paranagua !!! e que este dinheiro reverta em melhoria da malha viária do estado do Paraná que tem as mais altas tarifas de pedágio do país sem ter o retorno devido em benfeitorias como a duplicação do anel de integração que já constava no primeiro edital de licitação do pedágio. Acho que o estado tem que se ater e focar em 3 serviços essenciais e básicos inerente a ele : saúde, educação e segurança, o restante deixar para a iniciativa privada
Ótimo, privatizar é diminuir o Estado.
Graças a deus os paranaenses se livrarão deste fardo. Esta ferrovia enriqueceu muitas famílias, com seus integrantes membros do conselho e também comprou muito voto, uma vergonha a menos para os brasileiros.