Bares e restaurantes franceses puderam receber clientes em mesas na calçada
As ruas de Paris, desertas desde o dia 17 de março, voltaram à vida neste 2 de junho. Depois de mais de dois meses de isolamento, com todos os estabelecimentos comerciais fechados por causa da pandemia de coronavírus, cafés e restaurantes reabriram e as pessoas puderam circular livremente.
No vídeo gravado na Rue de Buci, no bairro de St. Germain-des-Près, os franceses parecem já ter esquecido o pesadelo dos últimos dias. Além dos garçons, poucos clientes usavam máscaras.
Na fase dois do plano de flexibilização do isolamento, foi permitido receber os fregueses em mesas nas calçadas. Segundo a Rádio França Internacional (RFI), muitos bares nem esperaram o dia amanhecer e reabriram à meia-noite da terça-feira.
Pelo Twitter, o presidente Emmanuel Macron comemorou a nova etapa. “A reabertura de cafés, hotéis e restaurantes é um sinal da volta dos dias felizes!”, escreveu. “Não há dúvidas de que os franceses sairão para retomar essa característica do nosso espírito, nossa cultura e nossa arte de viver”.
Um dos países mais atingidos pelo vírus chinês, a França contabilizava nesta sexta-feira, 5, 189.220 infectados e 29.111 mortes por coronavírus. São 446 óbitos para cada um milhão de habitantes.
Já imaginou se lá tivesse UOL, Folha, Globo e Antagonistas etc? Os dirigentes estariam crucificados pela imprensa, o MP entraria com uma ação proibindo a abertura, um ministro do STF (de lá) daria uma decisão monocrática acatando a ação do MP. Tudo muito organizado e dentro da lei, que ninguém sabe qual é.
rsrsrsrs Muito bem observado.
Seria um desastre rsrs