O presidente da Comissão das Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad (PSD-MT), alega que o Legislativo precisa garantir a aprovação de normas para produção da vacina
O presidente da Comissão das Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad (PSD-MT), debateu com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, as ações de cooperação para produção da vacina contra a covid-19. Atualmente, o Brasil mantém um acordo com os Estados Unidos sobre a produção do medicamento.
De acordo com Trad, existem normas que precisam ser tomadas pelo Congresso e o Governo para agilizar a produção da vacina no Brasil. Entre elas, está a aprovação do PL 7082/2017, de autoria da ex-senadora Ana Amélia. O texto cria um marco legal para orientar as pesquisas, com o objetivo de assegurar direitos e princípios éticos na relação entre pesquisador e paciente e, ao mesmo tempo, garantir agilidade na análise e no registro de medicamentos no país.
Além disso, o senador defende a redução do prazo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovação de pesquisa médica. Hoje esse prazo é de 18 meses, ou seja, um ano e meio.
“Estou confiante que logo daremos início à produção da vacina no Brasil, vamos trabalhar para que as demandas sejam solucionadas. Com a vacina poderemos reduzir a propagação do vírus, evitar o colapso do sistema de saúde e retomar o desenvolvimento econômico do Brasil”, disse o senador.
O problema é a comissão
“Brilhante” o óbvio que fala o senador.