Inquérito sorológico com crianças de 4 a 14 anos mostrou muitas delas assintomáticas para o coronavírus
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou nesta terça-feira, 18, que as escolas municipais não vão retomar as aulas em setembro, como permite o governo estadual.
De acordo com Covas, o inquérito sorológico conduzido pela prefeitura com menores de 4 a 14 anos mostrou que 16,1% delas já haviam contraído o vírus, sendo que 66,4% não tiveram nenhum sintoma da doença. Com isso, há o temor de que as crianças assintomáticas disseminem a covid-19 dentro das escolas.
“O retorno às aulas dessas crianças seria temerário em um momento como este, em que ainda estamos controlando a doença na cidade de São Paulo”, avaliou o prefeito. “Seria muito mais complicado manter distanciamento dentro das salas de aula do que em bares, restaurantes e supermercados.”
Seis mil alunos participaram dessa primeira investigação. Deles, 25% moram com alguém acima de 60 anos, ou seja, que está no grupo de risco para a doença.
“Voltar às aulas neste momento significaria ampliação do número de casos, internações e óbitos na cidade de São Paulo, razão pela qual não teremos retorno às aulas em setembro”, concluiu Bruno Covas.