Dinheiro deverá ser utilizado pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz para melhoria da detecção de casos de covid-19 e controle de surtos no país
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira que enviará auxílio de US$ 3 milhões ao Brasil para colaborar no combate à situação de emergência de saúde pública instalada no país devido à pandemia de coronavírus.
O dinheiro deve seguir para o Ministério da Saúde e para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e servir para a melhoria da detecção de casos de covid-19 e o controle de surtos da doença no país.
O valor se agrega a outros US$ 950 milhões anunciados em 1º de maio para apoio às pessoas mais vulneráveis, de acordo com o que informou a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Os norte-americanos também dizem que vão apoiar 79 centros de emergência e atuar em 13 municípios de fronteira brasileiros.
O embaixador brasileiro em Washington, Nestor Foster, afirmou que a possibilidade de ajuda já havia sido discutida entre o presidente Jair Bolsonaro e Donald Trump. “Na última ligação entre os presidentes, houve ofertas de lado a lado de assistência entre os países, tanto sobre possibilidades de cooperação científica quanto sobre aquisição de material”, relatou.
Trump cogita barrar viagens do Brasil aos Estados Unidos
Ainda hoje, o presidente Donal Trump voltou a dizer que, por causa da gravidade da pandemia de coronavírus no Brasil, cogita banir voos entre os Estados Unidos e o país: “Não quero que as pessoas venham aqui e infectem nosso povo. Também não quero pessoas doentes lá. Estamos ajudando o Brasil com respiradores. O Brasil está com alguns problemas, sem dúvida”.
Em 28 de abril, Trump já havia aventado a possibilidade de impedir voos entre os dois países. O embaixador brasileiro, no entanto, afirma que nenhuma decisão foi tomada de fato até o momento.