O governo do Ceará vai desembolsar mais de meio milhão de reais para a produção de um livro sobre os impactos do coronavírus no Estado. Em publicação em dezembro do ano passado no Diário Oficial, o Executivo estadual, conduzido pelo petista Camilo Santana, fala em “apoio” ao trabalho a ser escrito até maio pelo jornalista Lira Neto, que é cearense.
Leia mais: “Confira os 10 deputados que mais gastaram com transporte em 2020”
As autoridades cearenses não explicaram, no entanto, se os pagadores de impostos locais aprovaram o “apoio” no valor de R$ 547.537,65. A quantia será quitada em três parcelas. Pelo contrato divulgado pela equipe do governo do Ceará, Lira Neto terá de entregar a produção completa até maio.
“Os efeitos e desdobramentos da crise sanitária, social e econômica”
No texto publicado no Diário Oficial, o governo cearense divulga, ainda, que o futuro livro já tem título definido: Pandemia — A Luta contra o Covid-19 no Ceará. Oficialmente, a ideia será contar com uma produção bibliográfica que relate “os efeitos e desdobramentos da crise sanitária, social e econômica” causados pela doença viral no Estado nordestino, conforme informou ainda em dezembro o blog do jornalista Edison Silva.
Além do custo de mais de R$ 500 mil, outro fator chama a atenção para a produção do livro que descreverá os impactos do coronavírus no Ceará. O autor mencionado no documento oficial é natural de Fortaleza, mas, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, mora há dois anos em Portugal. Em seu site oficial, Lira Neto informa ser doutorando em História pela Universidade Nova de Lisboa.
O outro lado
Em nota encaminhada ao jornal O Estado de S. Paulo, o governo do Ceará defendeu o custo da licitação. Afirmou ter seguido todos os requisitos legais. Por fim, o Executivo do Ceará elogia o conteúdo que ainda será entregue. “A obra, que será utilizada como documento histórico para estudo da pandemia, irá relatar os efeitos e desdobramentos da crise sanitária, social e econômica provocada pela covid-19, além de mostrar o trabalho dos profissionais de saúde no enfrentamento à pandemia”, informa a equipe chefiada por Camilo Santana.
No entanto, o governador petista e demais membros do Poder Executivo cearense não afirmam se o livro destacará os gastos desnecessários protagonizados por autoridades em meio a uma pandemia.
Mais uma propaganda mentirosa do PT às custas dos pagadores de impostos. Já posso imaginar o conteúdo desse livro, bater no governo federal e distorcer fatos.
É um absurdo!!! Onde estão os Partidos Politicos, vereadores, Ministério Público, entidades da sociedade para entrar com uma ação para cancelar este contrato lesivo a população?!?
Pelo menos, corrijam o título. Não é “o covid-19”. É “a covid-19.
Isso só pode ser piada. Não é possível.