Segundo o comunicado da AstraZeneca, os estudos serão reiniciados na próxima segunda-feira
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a retomada no Brasil dos testes da vacina de Oxford contra a covid-19. O órgão aguardava o pedido da universidade britânica e da farmacêutica AstraZeneca para reiniciar os estudos no país desde a tarde deste sábado, 12, quando foi anunciado o recomeço dos ensaios clínicos em outros lugares do mundo.
A terceira fase do estudo havia sido paralisada na última terça-feira, 8, quando um voluntário do Reino Unido teve uma reação adversa mais grave. Segundo o comunicado da AstraZeneca, os estudos serão reiniciados na próxima segunda-feira, 14. Especialistas da Anvisa avaliaram, em reunião realizada hoje, as informações recebidas da agência reguladora britânica, do Comitê Independente de Segurança do estudo e da AstraZeneca, que patrocina o trabalho.
“O processo de segurança previsto no protocolo de pesquisa desencadeou uma pausa voluntária na vacinação em todos os ensaios globais para permitir a revisão dos dados de segurança por comitês independentes e reguladores internacionais”, informou a AstraZeneca, em nota. “O Comitê Independente internacional do estudo concluiu suas investigações e recomendou a retomada da vacinação. Esse parecer foi também compartilhado com as agências regulatórias, que fazem suas devidas revisões e avaliações, definindo a conduta a ser seguida localmente.”