Os Correios suspenderam temporariamente o recebimento de doações de vestuário destinadas ao Rio Grande do Sul, depois de consultas à Defesa Civil. Segundo a estatal, há um estoque suficiente de roupas para suprir as necessidades no Estado.
A empresa ressaltou que cerca de 70% das doações recebidas em suas agências em todo o Brasil são de vestuário.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Atualmente, a estatal solicita que a população dê prioridade à doação de água, alimentos não perecíveis, ração para animais de estimação, materiais de limpeza secos e itens de higiene pessoal.
As doações podem ser feitas em mais de 10 mil agências dos Correios, que se encarregam do transporte gratuito dos itens até a Defesa Civil no Rio Grande do Sul. Até o dia 15, os Correios já haviam coletado cerca de 11 mil toneladas de doações, das quais aproximadamente 3 mil toneladas já foram entregues à Defesa Civil em Porto Alegre.
A estatal coordena a gestão logística do restante das doações, conforme as diretrizes da coordenação no Rio Grande do Sul.
Força-tarefa para ajudar o Rio Grande do Sul
Os Correios trabalham ao lado da Força Aérea Brasileira (FAB). No dia 14, a estatal transportou 70 toneladas de itens coletados pela FAB, que estavam armazenados nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), com suas carretas.
Além disso, disponibilizou essas linhas de transporte terrestre para uso contínuo da FAB. Em Brasília, os Correios também auxiliam na gestão logística do estoque de donativos na base aérea da capital.
Leia também:
Os itens prioritários para doação incluem água, alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e infantis, itens de higiene pessoal (como escovas de dente, creme dental, sabonetes, absorventes e papel higiênico) e materiais de limpeza secos (como sabão em barra, sacos de lixo, panos de limpeza, luvas, escovas de limpeza e esponjas).
As cestas básicas devem ser entregues em embalagens fechadas ou em sacos transparentes, e os itens de higiene pessoal devem ser agrupados em kits, também em sacos transparentes. As doações devem ser organizadas por categorias e embaladas em caixas ou sacolas fechadas.
Voluntários fundamentais no processo de triagem
Além disso, os Correios recrutam voluntários para auxiliar na triagem dos donativos em Brasília, no Distrito Federal, em Cajamar e Guarulhos, em São Paulo, e em Curitiba, Cascavel e Londrina, no Paraná.
Os interessados podem se inscrever ao enviar nome completo e telefone de contato para os seguintes e-mails:
- [email protected] (Brasília);
- [email protected] (Paraná); ou
- preencher o formulário disponível em https://forms.office.com/r/aWbDzJ2Ac1 (São Paulo).
É assim que se trabalha em prol do povo!