Covid-19 atrapalha imunização contra a gripe

Após cinco meses do início da campanha, Brasil ainda não atingiu a meta de 90% do público-alvo
-Publicidade-
80 milhões de vacinas contra influenza foram distribuídas, mas até agora foram aplicados 62 milhões de doses | Foto: Divulgação/Flickr
80 milhões de vacinas contra influenza foram distribuídas, mas até agora foram aplicados 62 milhões de doses | Foto: Divulgação/Flickr

A vacinação contra a gripe está abaixo da meta de imunização estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, idosos, indígenas e trabalhadores da área da saúde —, público estimado em cerca de 80 milhões de pessoas.

Segundo o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, até ontem, segunda-feira 20, apenas 78% do público-alvo recebeu a dose da vacina contra o vírus. Entre as crianças, o porcentual é ainda mais baixo, chegando a 71%.

Leia mais: “UFMG está desenvolvendo vacina única contra covid e gripe” 

-Publicidade-

A campanha de vacinação contra o vírus influenza começou no dia 12 de abril e a previsão é que seja encerrada em 30 de setembro, no entanto a data poderá ser estendida. O Ministério da Saúde distribuiu até agora 80 milhões de vacinas, porém só foram aplicados 62 milhões de doses.

Concorrência com vacinação contra a covid-19

De acordo com a técnica do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde Thais Miuuzzi, durante audiência na Câmara dos Deputados, neste ano a vacinação contra a covid-19 pode ter atrapalhado a campanha da gripe, pois para receber a vacina é necessário um intervalo mínimo de 14 dias entre os imunizantes.

Atualmente, toda população maior de 6 meses de idade pode se vacinar contra o vírus influenza. A imunização pode reduzir as complicações e os riscos de hospitalização associados à gripe.

Leia também: Últimas notícias sobre a covid-19

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.