Durante todo o mês de maio, o Ministério da Saúde estima que vá receber 32,9 milhões de doses de vacinas para combater a pandemia. Pela primeira vez desde o início da vacinação para conter o coronavírus, o fornecimento da maior parte delas (20,5 milhões) deve ser feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Estima-se que o restante será entregue pelo Butantan (5 milhões), Covax Facility (4,8 milhões) e Pfizer (842 mil). Os números aparecem na atualização da “Projeção de entregas de vacinas Covid-19” publicada pela pasta na quarta-feira 5.
Leia também: “Em maio, Brasil pode superar 100 milhões de doses entregues desde o início da vacinação contra covid”
A Fiocruz deve entregar quantidade suficiente para 20,5 milhões de aplicações da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca. O Butantan fornece o imunizante criado pela farmacêutica chinesa Sinovac. Avalia-se que a Pfizer forneça 2,5 milhões de doses de seu produto, feito em parceria com a BioNTech.
A iniciativa da OMS Covax Facility contribuirá, desta vez, com a entrega de dois produtos: doses da vacina da Pfizer (842 mil) e do imunizante AstraZeneca/Oxford (3,9 milhões).