publicidade
Brasil

Crianças de escola do Rio encaram apresentação sobre cavalo que 'senta e rebola'

Denunciado por deputado federal, caso ainda contou com bailarinos de saia

cavalo que galopa senta e rebola - apresentação de funk - crianças - escola pública do rio de janeiro
Parte da apresentação para crianças de escola pública do Rio de Janeiro | Foto: Reprodução/Instagram

“Vem, mulher, vem galopando, que o cavalo tá gostando.” “Cavalo ficou danado, galopa de frente, galopa de lado.” “Depois senta e rebola.” “Olha o cavalo no cio.”

+ Leia as últimas notícias de Brasil no site da Revista Oeste

Receba nossas atualizações

As frases acima fazem parte da letra do funk intitulado Cavalo Taradão. A música foi tema de apresentação para crianças do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Luiz Carlos Prestes. Mantida pela prefeitura do Rio de Janeiro, a escola fica no bairro Cidade de Deus, na zona oeste carioca.

Leia mais:

No vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver que a apresentação ocorreu dentro do pátio do Ciep, para alunos adolescentes e crianças. A dançarina, com máscara de cavalo cobrindo o rosto, surge “galopando” em um homem negro.

Depois, ela começa a dançar na frente dos alunos. Por fim, a apresentação conta com três homens, que surgem saltitando e fazendo “passinhos” de funk. Eles usam roupas típicas de bailarinas, inclusive saias.

Deputado critica apresentação para crianças de escola do Rio de Janeiro

Não há, por ora, informações sobre a data da apresentação de funk, com homens de saia e música que exalta o cavalo que “galopa”, “senta” e “rebola”. O caso, contudo, ganhou as redes sociais no último fim de semana. O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) compartilhou o vídeo da dança em seu perfil no Instagram. Ele se mostrou indignado com o caso.

“Volto a repetir: o lugar mais perigoso que você pode deixar o seu filho hoje é na escola”, afirmou Gayer. “Preste atenção na letra dessa porcaria.”

A postagem de Gayer mostra que o vídeo original é da conta @thamirescandida6, no TikTok. Na redes social, ela informa ter 27 anos e se apresenta como dançarina, coreógrafa e youtuber — além de exibir emoji com a bandeira com as cores do arco-íris, normalmente usada por membros da comunidade LGBT. O vídeo do cavalo que “galopa, senta e rebola” não aparece mais no perfil dela no TikTok.

Também deputado federal de oposição ao governo Lula, Mario Frias (PL-SP) criticou o tipo de apresentação musical imposta aos alunos da escola da Cidade de Deus. O parlamentar cobrou a punição dos responsáveis pela situação.

“Por que a direção do colégio permite esse tipo de conteúdo para crianças?”, perguntou Frias, em postagem no Twitter. “Por que insistem em sexualizar, em vez de focar no ensino de disciplinas, como português, matemática, geografia e história?”

“A direção da escola precisa ser responsabilizada”, prosseguiu o deputado. “Isso é absolutamente inaceitável!”

Leia também: “Quem lacra não lucra”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 117 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Marisa
    Marisa

    Inadmissível que crianças e adolescentes sejam expostas a esse tipo de baixaria dentro de uma escola. A diretoria dessa escola tem que ser responsabilizada, bem como a secretaria municipal de educação. Quanto os “educadores” desviaram do cofre público para favorecer o tal grupo de dançarinos?

  2. Christian
    Christian

    Esta escola irá formar esta turma para que ?
    Mais reboladores de bailes Funk aos 14 anos ?
    Ou mais estudantes concorrendo a uma vestibular ?
    Infâme.

  3. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    Acho que deve haver sim uma responsabilização da direção dessa escola. Os pais nem sabem que tipo de conteúdo está sendo oferecido aos filhos, confiam-nos à escola achando que é uma continuação da sua casa e mal sabem o que se passa. Nota-se que as crianças são pequenas e estão rindo. Pobres ingênuos. Ou não.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade