O secretário especial da Cultura, Mario Frias, anunciou nesta terça-feira, 10, o lançamento de um edital de R$ 30 milhões que vai selecionar projetos audiovisuais direcionados à celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, em 2022.
O anúncio do edital foi feito por meio das redes sociais do secretário. “Teremos, pela primeira vez, editais específicos para a produção regional e novos produtores, que irão promover a nacionalização de nossa cultura, a descentralização dos recursos do Fundo [Nacional da Cultura], além de incentivar as empresas e os profissionais locais, levando mais emprego e renda a todas as regiões do país”, escreveu o ator.
Leia também: “Comissão da Câmara apresenta queixa-crime contra Mario Frias”
Devem ser contempladas cerca de 20 produções, entre documentários, obras de ficção ou animação, curtas e longas-metragens. Os projetos serão selecionados por uma comissão formada por representantes da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da própria Secretaria Especial da Cultura, além de profissionais do setor audiovisual.
Teremos um excelente investimento no resgate do imaginário público de todos os grandes heróis da nossa independência. A comemoração do Bicentenário é um evento de todos os brasileiros, e iremos levá-la para cada um de vocês.
— MarioFrias (@mfriasoficial) August 10, 2021
e os profissionais locais, levando mais emprego e renda a todas as regiões do País. É a #Cultura chegando para todos os brasileiros. É uma cultura realmente popular!
— MarioFrias (@mfriasoficial) August 10, 2021
balela… só interessa receber dinheiro pra isso… quem não se sustenta pela competencia e originalidade…