A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para chuvas intensas neste fim de semana, com possibilidade de grandes volumes em um curto período. As precipitações retornaram à região nesta sexta-feira, 18, depois de uma semana de tempestades que causaram apagões e danos.
Na sexta-feira à tarde, a Defesa Civil informou que a chuva se espalhava na região de Presidente Prudente, com raios e ventos. Essa frente avançou para Limeira, Piracicaba e Poços de Caldas. Em São Paulo, a garoa começou antes das 18h, de maneira a afetar as zonas leste, sul e central.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a previsão foi atualizada para incluir tempestades até este domingo, 20, com aumento no volume de chuva. O acumulado pode atingir 250 milímetros em várias regiões.
“O alerta é motivado pela passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas”, informou a Defesa Civil.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostrou que a frente fria pode provocar temporais com raios e granizo em todo o Estado. As áreas mais afetadas devem ser Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto e Sorocaba. Na Grande São Paulo, são esperados cerca de 95 mm de chuva.
Rajadas de vento devem acompanhar as chuvas e podem atingir até 60 km/h, em algumas localidades, segundo a Defesa Civil. Na Região Metropolitana de São Paulo, é esperado que as rajadas atinjam 45 km/h, menor que na semana passada, quando chegaram a 107,6 km/h.
Para evitar novos apagões, o governo de Tarcísio de Freitas terá uma equipe no centro de operações da Enel, que gerencia a distribuição de energia, para monitorar a resposta da empresa às condições climáticas. Um gabinete de crise foi montado.
Preparativos da prefeitura para as chuvas
A Prefeitura de São Paulo, sob Ricardo Nunes (MDB), também se prepara para um possível temporal. Foram canceladas agendas e mobilizados cerca de 4 mil servidores para emergências. A responsabilidade de evitar novos problemas é atribuída à Enel.
Depois do apagão em 11 de outubro, que deixou 3,1 milhões de pessoas sem energia, a Enel Brasil informou que a situação está quase normalizada. Porém, 36 mil imóveis seguem sem eletricidade. A empresa atende a capital e 24 municípios da região metropolitana.
De acordo com a Folha, com a previsão de tempestades, muitos paulistanos estão se preparando para possíveis interrupções no fornecimento de energia. Medidas como podas de árvores, armazenamento de água e compra de suprimentos foram adotadas para enfrentar eventuais dias sem luz.
Confira a previsão do tempo para as capitais neste sábado:
Norte
- Rio Branco: máxima de 32°C; mínima de 22°C;
- Macapá: máxima de 33°C; mínima de 24°C;
- Manaus: máxima de 34°C; mínima de 25°C;
- Belém: máxima de 32°C; mínima de 25°C;
- Porto Velho: máxima de 31°C; mínima de 22°C;
- Boa Vista: máxima de 36°C; mínima de 24°C; e
- Palmas: máxima de 37°C; mínima de 25°C.
Nordeste
- Maceió: máxima de 27°C; mínima de 21°C;
- Salvador: máxima de 27°C; mínima de 23°C;
- Fortaleza: máxima de 31°C; mínima de 26°C;
- São Luís: máxima de 31°C; mínima de 24°C;
- João Pessoa: máxima de 30°C; mínima de 25°C;
- Recife: máxima de 30°C; mínima de 24°C;
- Natal: máxima de 29°C; mínima de 25°C;
- Aracaju: máxima de 29°C; mínima de 23°C; e
- Teresina: máxima de 36°C; mínima de 24°C.
Centro-Oeste
- Brasília: máxima de 29°C; mínima de 19°C;
- Goiânia: máxima de 31°C; mínima de 21°C;
- Cuiabá: máxima de 34°C; mínima de 24°C; e
- Campo Grande: máxima de 31°C; mínima de 22°C.
Sudeste
- Vitória: máxima de 28°C; mínima de 20°C;
- Belo Horizonte: máxima de 30°C; mínima de 18°C;
- Rio de Janeiro: máxima de 31°C; mínima de 20°C; e
- São Paulo: máxima de 25°C; mínima de 16°C.
Sul
- Curitiba: máxima de 23°C; mínima de 13°C;
- Florianópolis: máxima de 25°C; mínima de 16°C; e
- Porto Alegre: máxima de 24°C; mínima de 15°C.