Depois das pancadas de chuva que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo na tarde desta quinta-feira, 28, mais de 105 mil imóveis ficaram sem luz elétrica, ao fim do dia, somente na área de concessão da Enel. Mais de 60% dessas propriedades estão localizadas na capital do Estado.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Ontem, a concessionária informou que as áreas mais atingidas foram a oeste e a sul. Inicialmente, havia 118 mil imóveis sem luz. A empresa disse também que acionou antecipadamente o seu “plano de operação”, com mobilização adicional das equipes em campo.
Na manhã desta sexta-feira, 29, a Enel emitiu um aviso de que seus técnicos trabalharam ao longo da madrugada para atender os clientes. A companhia ainda atualizou, contudo, o número de imóveis que permanecem sem o serviço de eletricidade.
⚠️ Atenção São Paulo!
— Enel Clientes Brasil (@EnelClientesBR) November 29, 2024
Nossas equipes seguem trabalhando ao longo da madrugada para atender os clientes que tiveram o fornecimento de energia afetado pela chuva que atingiu a área de concessão nesta tarde. pic.twitter.com/WDpWFQFoKV
O transtorno da população de São Paulo sem o fornecimento de energia
Além do transtorno de voltar do trabalho e não ter luz em casa, houve registros de casos como o de uma uma mulher que ficou presa no elevador de seu prédio, na Bela Vista, por mais de uma hora. De acordo com a Folha de S.Paulo, o condomínio precisou acionar um representante da fabricante do elevador para fazer o resgate.
Nas redes sociais, a população publicou diversas críticas à Enel e pediu providências para garantir o serviço de energia em dias de chuva.
ameaçando chuva e vento, é bom deixar o celular carregado…. afinal, estamos na mão da Enel, que fatura bilhões e não enterra um unico poste!
— Paulo Monteiro – Treinador de Corrida (@paulo_maratona) November 28, 2024
Cara n pode cair um pingo q SP inteiro surta e com razão pq sempre falta energia e o trânsito enlouquece
— anac (@anaclarafranco) November 28, 2024
A chuva ainda nem chegou e já acabou a energia aqui em casa. Fui mandar SMS e descobri que a @EnelClientesBR desativou DE NOVO o serviço. Agora, pra reportar falta de luz tem que usar WhatsApp 🤡 Os caras trocaram SMS, um serviço universal, por algo operado por empresa privada 🤦🏻♂️ pic.twitter.com/abvQajMFde
— César de Tassis Filho ([email protected]) (@CTF) November 28, 2024
Além da capital, o apagão afetou também a população dos seguintes municípios:
Itapecerica da Serra;
Cotia;
Embu;
Juquitiba;
São Bernardo do Campo;
São Caetano; e
Santo André.
Leia também: “Previsão do tempo para dezembro: frente fria vai provocar tempestades severas”