Os moradores de São Paulo devem se preparar para a chegada de uma intensa frente fria no dia 19, conforme previsão da Climatempo. A mudança climática vai ocorrer, contudo, depois de um período de calor intenso.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com a empresa, a frente fria deve avançar pelo país a partir do dia 19, três dias antes do início oficial da primavera.
“A primeira forte frente fria do novo mês deve avançar apenas a partir do dia 19, começando a movimentar um pouco a atmosfera; isso vai trazer um ar mais frio e reduzir o calor em alguns Estados”, afirma a Climatempo.
+ SP e RJ têm alerta de ventos fortes; ciclone muda o tempo no RS
Onda de calor intensa antecede a frente fria
Antes do frio, as temperaturas devem permanecer elevadas, com níveis de umidade do ar extremamente baixos. A Metsul informa que a onda de calor será mais intensa que as anteriores de março e abril e maio, tanto em duração quanto em temperatura.
+ Setembro de 2024 será o mais quente em anos no Brasil; confira a previsão do tempo
“Uma massa de ar quente já cobre o Brasil e vai se intensificar na primeira semana de setembro, expandindo-se para o Sul na segunda semana do mês, com temperaturas atipicamente altas”, alerta a Metsul.
O instituto afirma que a umidade do ar pode chegar a níveis de emergência, abaixo de 12%, em várias regiões.
Impactos esperados em São Paulo e no restante do país
Já no dia 7, mais da metade de São Paulo deve registrar temperaturas 5°C acima da média histórica. Em quase todo o país, as temperaturas estarão de 1°C a 5°C acima do normal.
“Essa nova onda de calor está ligada às condições normais do clima. Isso não é anormal de acontecer nesta época”, afirmou Luiz Felippe Gozzo, meteorologista da Unesp, ao jornal O Estado de S. Paulo.
Leia também: “Ciclone extratropical se forma no Sul do Brasil; veja a previsão do tempo“