Depois de uma tempestade atingir a Grande São Paulo neste domingo, 26, mais de 58 mil imóveis ficaram sem fornecimento de energia elétrica.
As áreas de instabilidade que provocaram essas precipitações estão se deslocando gradualmente em direção ao leste, conforme informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura da capital paulista.
Mesmo com a redução da intensidade, a previsão é que o clima permaneça chuvoso nas próximas horas, com novas áreas de instabilidade atuando de forma mais branda.
Tempestade em São Paulo atrasa jogo do Campeonato Paulista
O estádio do Morumbi foi um dos locais afetados, sofrendo alagamentos que resultaram no adiamento, por duas vezes, do clássico entre São Paulo e Corinthians pelo Campeonato Paulista.
O jogo, inicialmente previsto para momentos anteriores, teve início apenas às 19h30.
Na sexta-feira 24, São Paulo registrou a terceira maior chuva já documentada em sua história desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1961, acumulando 125,4 mm de chuva.
Além dos transtornos materiais, a chuva intensa também resultou em uma tragédia. Um homem de 73 anos faleceu depois de uma enxurrada invadir sua residência no bairro de Pinheiros, Zona Oeste da capital.
Um vizinho capturou em vídeo o momento em que as águas invadiam o quintal da casa.
A Defesa Civil alertou que, apesar da redução do calor extremo registrado nos últimos dias, as chuvas típicas de verão devem persistir até o final do mês, especialmente até o dia 31.
Previsão do tempo para os próximos dias
Para a segunda-feira, 27, a expectativa é de uma madrugada com céu encoberto e temperaturas médias em torno de 20°C, com ventos fracos soprando do sudeste. Durante o dia, o sol aparecerá entre nuvens, e a temperatura máxima poderá alcançar os 27°C.
As taxas mínimas de umidade do ar devem ficar em torno de 63%. A partir da tarde, estão previstas pancadas de chuva de intensidade moderada a forte. A tempestade tende a diminuir ao cair da noite, encerrando o dia apenas com variação de nuvens.
Na terça-feira 28, é esperado que a madrugada comece com o céu nublado e temperaturas na casa dos 20°C. Instabilidades vindas do interior do Estado podem causar chuvas rápidas no fim da manhã, embora com baixo risco de causar alagamentos significativos.
Entre o meio e o final da tarde, a aproximação da brisa marítima deve trazer pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, que devem diminuir no início da noite.
A temperatura máxima prevista é de 28°C, e as mínimas de umidade do ar devem se manter próximas a 60%.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Pelo menos desta vez não veio uma infinidade de “otoridades” e “especialistes” exigindo enterramento das redes de transmissão. Com exceção do centro, São Paulo é uma cidade esparramada, e é exatamente na área central, onde as subestaçoes são subterrâneas (e alagam) que temos os curtos e explosões; na periferia plana os problemas são menores, e geralmente por quedas de árvores. Que pelo menos acertem no diagnósticos.