De acordo com projeto da deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL), monumentos que prestam homenagem a figuras históricas escravocratas devem ser retirados
Uma deputada estadual de São Paulo protocolou um projeto de lei para a retirada de estátuas de pessoas que estejam ligadas à escravidão no Brasil.
De acordo com a proposta de Erica Malunguinho (PSOL), monumentos “que prestem homenagem a escravocratas ou eventos históricos ligados a prática escravagista devem ser retirados de vias públicas e armazenados nos Museus Estaduais, para fins de preservação do patrimônio histórico”.
Veja também: “Vandalismo contra estátuas nos EUA passa a ser punido com prisão”
“Os prédios estaduais, locais públicos estaduais, rodovias estaduais cujos nomes sejam homenagens a escravocratas ou eventos históricos ligados ao exercício da prática escravista deverão ser renomeados no prazo máximo de 12 meses a contar da data de publicação desta lei”, diz o projeto da deputada, informa o jornal O Estado de S. Paulo.
História
Após a morte de George Floyd, nos Estados Unidos, as estátuas de figuras históricas acabaram virando alvo de manifestantes exaltados em muitos países do mundo.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, chamou de “imbecilidade” o vandalismo que foi realizado em uma estátua do padre Antônio Vieira em Lisboa.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, classificou como “vergonhoso” o ataque a uma estátua de Winston Churchill. O então primeiro-ministro foi o líder do Reino Unido durante o período mais duro da Segundo Guerra Mundial, combatendo o nazismo.
Mais: “Espanha lamenta vandalismo em estátuas de espanhóis nos EUA”
Para a deputada do PSOL, o Brasil não fez o suficiente em relação a reparação histórica e a promoção da igualdade racial, especialmente “no que diz respeito à ampliação do direito à História e à memória”, conforme consta no projeto.
A estátua de Borba Gato, na Avenida Santo Amaro, foi ameaçada por grupos radicais. O bandeirante, que viveu entre 1649 e 1718, ajudou na escravização de escravos durante o período colonial.
Para o jornal O Estado de S. Paulo, a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo informou que essa questão deve ser ‘amplamente debatida com a sociedade’ e defendeu que sejam feitas consultas públicas sobre o tema.
Só existiu escravidão negra, não é? Desde que o mundo é mundo o Brancos escravizaram o Brancos, Amarelos escravizam Amarelos e Negros escravizaram negros, tanto é que quando os portugueses chegavam com seus navios nas costas da África não tinham o trabalho de capturar escravos, comparavam os negros capturados por tribos africanas em suas lutas tribais por hegemonia da sua etnia. Se esta turma procurasse se informar lendo a fundo a história da escravidão no mundo, teria vergonha de tanta burrice falada até hoje.
Se a proposta é está !!!! vão ser demolidas vairias igrejas no brasil, todas as igrejas da cidades de Ouro Preto e Mariana foram construídas por escravos, entre várias outras, vamos fazer uma lei para sair demolindo igrejas!!!!, kkkkkk tem mais nada para fazer????? Ô burrice.
É impressionante como os integrantes deste “partido político” perdem tempo com assuntos inúteis.
Essa cretina representa o que existe de mais escroto nessa canalha vermelha que insistem em perder tempo com coisas sem sentido. Raça desgraçada de políticos que precisa ser exterminada da vida pública no nosso país.
Esse revisionismo da história, típico de governos da cortina de ferro, na década de 50 e 60 do século passado, evidencia o anacronismo das propostas dessa esquerdalha nojenta que infelicita o nosso país.
Fico impressionada com a falta de respeito com a história !! O mundo tem um passado, com coisas boas e outras nem tanto…mas próprias de uma época.
Vá trabalhar em algo melhor e útil , vagabunda!⁸
O que deveria ser feito e tirar esses bossais de circulação!
Tenho uma notícia muito melhor: O BRASIL JÁ É O PAÍS COM MAIOR NÚMERO DE RECUPERADOS PELA COVID, segundo o painel da universidade Johns Hopkins.
Ela precisa arrumar um emprego!
Desde quando comunista gosta de trabalhar?
Eles não tem mais o que fazer??? Tipo trabalhar para propor melhorias e idéias uteis…
Isto bom ou mal representa a história do país, onde se possível e seguro, muitas aulas poderiam ser ministradas diante de tais estatuas ou monumentos que mostram o Bem e o mal Imposto ao povo deste país…
Pede para essa burra estudar contexto histórico e historiografia. E aproveita pra arrumar um emprego tbem.
Emprego ela Tem precisa Trabalhar dentro das Obrigações que a função Exige.
Que bom.Louvafo seja Deus! Amém.
DEUS entra no contexto racista como Sr. Villar? Não há limites para as retaliações racistas da extrema-esquerda Srs : Realmente merecem um Trump no lombo .
OSr. DEUS , Está bem longe de divisão Gramscista/racista .
Professor disseminando ódio, é o que não falta no Brasil.
Boa, concordo com a proposta pelo menos 300 igrejas vão ser demolidas somente em Minas Gerais, pois foram construídas por escravos. Vamos sair demolindo as casas de Deus…. Kkkk
Eles não tem mais o que fazer??? Tipo trabalhar para propor melhorias e idéias uteis…
Isto bom ou mal representa a história do país, onde se possível e seguro, muitas aulas poderiam ser ministradas diante de tais estatuas ou monumentos que mostram o Bem e o mal Imposto ao povo deste país… 8